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Suplementação para idosos

O processo de envelhecimento acarreta em diversas mudanças fisiológicas, morfológicas, bioquímicas e psicológicas que dificultam a capacidade de adaptação do individuo no meio de convívio, provocando  maior vulnerabilidade e incidência de enfermidades.
Dessas diversas mudanças ocorrentes do envelhecimento, destacam-se a redução de 10 a 20% do metabolismo basal, queda na produção de homônimos anabólicos (inclusive da insulina, o que justifica o aumento de casos de diabetes em idosos), perda de 15 a 20% na água corporal, gerando complicações como desidratação e perdas hidroeletrolíticas.
Além dessas variações metabólicas já citadas, com a idade avançada inicia-se a redução involuntária de massa muscular, caso chamado de sarcopenia, no qual está associada a diminuição da força muscular, comprometendo a capacidade funcional, e por consequência, a qualidade de vida dos idosos.
Visando esse estado catabólico, a alimentação saudável aliada a suplementação proteica como estratégia de evitar o catabolismo muscular são estratégias de grande valia, pois quanto maior a preservação da massa muscular, menor serão os efeitos (já citados) ocasionados pelo envelhecimento, estudos recentes apontam que a maior ingestão proteica ( cerca de 1 a 1,2 g/kg/dia) diminui a perda de massa muscular e melhora as funções musculares.
Suplementos como whey protein, caseína, albumina e hiperproteicos são bem interessantes como estratégia anticatólica, por conter proteínas de alto valor biológico e inúmeros aminoácidos essenciais. Outro suplemento que é grande aliado para quem visa evitar a perda de massa, é o HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato), estudo recente, comprovou a sua  eficácia com benefícios no aumento da força e massa muscular e redução da perda.

Outros suplementos, como o ômega 3 (benéfico para cognição), glutamina (melhora a imunidade), dentre outros, também podem ser adotados por idosos visando diversos objetivos, cabendo ao nutricionista identificar a melhor estratégia para cada caso especifico, respeitando a individualidade de cada individuo.

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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2 comentário

Ma 28 de março de 2016 at 23:50

Oi

Admirei muito este site.

Abraços!

http://www.bj.inf.br da Netshoes

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Lara Cerqueira 7 de abril de 2016 at 13:25

Olá! Agradecemos o reconhecimento do nosso trabalho.

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