Sem categoria

Colágeno tipo II

Ao realizar exercícios muito extenuantes, há um impacto muito grande nas articulações do joelho, podendo causar dor localizada e rigidez, que são características de doenças inflamatórias patológicas, como a artrite reumatoide e a osteoartrite.
Estas doenças comprometem a qualidade de vida de milhões de pessoas que buscam cada vez mais por tratamentos naturais, como a prática de exercícios e uso de nutracêuticos para aliviar a dor e desconforto. Dentre estes nutracêuticos, atualmente, glucosamina e condroitina, são os dois mais utilizados, no entanto, UC-II (colágeno tipo II) tem ganhado espaço e recebido atenção considerável no tratamento destas doenças.
UC-II de colágeno tipo II, não desnaturado, é derivado de cartilagem de frango. Esse tipo de colágeno é fabricado através de um processo de produção patenteado, não enzimático, sob baixas temperaturas, o que garante a obtenção de um colágeno puro, sem alteração molecular e com atividade biológica inalterada.
Quando ingerido, age desativando a resposta imune do organismo ao colágeno presente nas articulações, uma vez que na osteoartrite, o organismo passa a não reconhecer esse colágeno, dando oportunidade ao sistema imune para ataca-lo e destruí-lo. Então, o UC-II juntamente com o sistema imunológico mantêm as articulações saudáveis e promovem a mobilidade e flexibilidade das articulações.
Um estudo realizado em humanos verificou que o tratamento com UC-II foi mais eficaz quando comparado com uma combinação de glucosamina e condroitina no tratamento de osteoartrite do joelho. Em um outro estudo, realizado em indivíduos saudáveis, que sentiam dores no joelho apenas ao realizar exercícios extenuantes, foi possível verificar que os indivíduos que ingeriram o colágeno tipo II, experimentaram significativamente, maior amplitude de movimento para frente em seus joelhos, suportando maior função articular e flexibilidade e alívio nas dores das articulações que surgiam ocasionalmente.
Tendo em vista que a artrite reumatoide e a osteoartrite são doenças que afetam inúmeros indivíduos, uma das estratégias para o tratamento poderia ser o uso do colágeno tipo II, no intuito de reduzir as dores e qualidade de vida desses indivíduos. No entanto, são necessários mais estudos para consolidar o uso deste para o tratamento dessas doenças.

Este texto foi escrito por Rejane Oliveira , integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

2 comentário

Rosimeire 14 de abril de 2016 at 08:13

Ótimo

Responder
Rejane Oliveira 22 de abril de 2016 at 19:04

Obrigada Rosimeire!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.