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Suplementação de TCM

Existe uma crescente busca de estratégias nutricionais que objetivam a melhora do desempenho no exercício físico,  além disso, há também aqueles que procuram estratégias que facilitem o processo de emagrecimento. Nesse sentido, a suplementação de triglicerídeos de cadeia média (TCM) apresentou grande destaque na atualidade.

Os indivíduos que fazem a uso de triglicerídios de cadeia média (TCM) procuram potencializar a utilização de ácidos graxos livres (AGL) como substrato energético,  poupar o glicogênio, bem como aumentar a termogênese e a saciedade. Porém, alguns dos seus efeitos e os mecanismos de ação ainda se encontram muito obscuros.

Os TCMs são moléculas constituídas por três ácidos graxos saturados apresentando 6 a 12 átomos de carbono esterificados ao glicerol. Sendo estes, o ácido caprílico (C8:0; 50-80%), cáprico (C10:0; 20-50%) e com uma proporção menor os ácidos capróico (C6:0; 1-2%) e láurico (C12:0; 1-2%). Esses triglicerídios são ricos em ácidos graxos de cadeia média (AGCM), absorvidos no duodeno após sofrerem hidrolise da lipase pancreática. Como os AGCM não são consideravelmente incorporados em lipoproteínas (quilomícrons e VLDL), apresentam como característica uma fonte rápida de energia, sendo absorvidos diretamente na corrente sanguínea.

Segundo alguns trabalhos científicos os efeitos do TCM sobre o peso corporal são contraditórios e inexatos, os estudos que apresentaram melhora da perda de peso foram em períodos acima de doze semanas em relação aos estudos mais curtos. Os autores também afirmam que os estudos que mais demonstraram resultados foram os que tinham uma tendência comercial dos patrocinadores.

Foi evidenciado também o efeito sobre a quantidade de gordura total, abdominal e visceral. Descobriu-se que o TCM exerceu efeito médio na perda de gordura visceral e abdominal, enquanto que os seu efeito sobre gordura total foi pequeno.
Em relação aos marcadores de colesterol total, triglicerídios, níveis de LDL e HDL, não foram encontrados nenhum efeito significante com a utilização do TCM.

Alguns estudos sugerem que o consumo do TCM em relação ao TCL exerce um pequeno efeito sobre a perda de peso em um período médio de 12 semanas, fazendo uso de doses de 10g/dia, em média. Outros estudos demonstraram doses maiores exercendo efeitos satisfatórios, porém, vale ressaltar que doses acima de 30g estão relacionadas com desconforto gastrointestinal e diarreias.

Apesar do TCM apresentar uma boa opção como fonte energética para os indivíduos que pratiquem exercícios físicos, muitos autores contradizem a sua eficácia para a melhora da performance. Portanto, fazem-se necessários estudos demonstrando a validez da utilização de TCM, principalmente em longo prazo, bem como seus principais benefícios para saúde do praticante de exercício físico. De qualquer forma, a estratégia adotada, independente do objetivo, deve ser orientada por um profissional da área de nutrição visando a busca por melhores resultados.

 

Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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