Sem categoria

Goji Berry

O Goji Berry (Lycium barbarum) é uma planta que pode chegar até 3 metros de altura originaria do continente Asiático, é utilizada há milhares de anos na medicina tradicional desta região ,sendo descrito por essa medicina inúmeros benefícios de sua utilização desde o rejuvenescimento, prevenção de tumores hepáticos, proteção solar da pele, anti-estresse, combate à celulite, auxiliador na perda de peso, melhoria da acuidade visual, anti-hipertensiva, infertilidade masculina, anti-inflamatórios e até na restauração dos órgãos.
O Goji Berry possui inúmeros componentes antioxidantes como zinco, polissacarídeos, flavonoides, zeaxantina e luteína, vitaminas A, C e E, beta-caroteno e taurina.
Os flavonoides são pigmentos encontrados em frutas e vegetais vermelhos, e seu consumo é exaltado principalmente por proteger o organismo humano contra danos oxidativos. Os LBP (polissacarídeos da Lycium barbarum), são bastante interessantes, pois podem aumentar a atividade das enzimas antioxidantes endógenas, como SOD (superóxido dismutase), CAT (catalase), GSH-PX (glutationa peroxidase), TAOC (Capacidade antioxidante total Humano) desempenhando assim um melhor efeito antioxidante. O consumo de Goji Berry também poderia melhorar significativamente as respostas imunitárias, em adultos mais velhos, principalmente devido ao benefício antioxidante.
Para a acuidade visual o Goji Berry é bastante interessante, pois apresenta a zeaxantina que desempenha um papel bem significante na mácula protegendo contra os efeitos da radiação UV. Há indícios que concentrações de zeaxantina diminuídas estão altamente relacionadas a perda da acuidade visual e a degeneração macular associada ao envelhecimento. A quantidade de zeaxantina na Goji Berry é de grande interesse visto que em relação a outras fontes vegetais e bem mais acentuada. O zinco participa de inúmeras reações no metabolismo celular. Importante nas funções em vários órgãos, ossos, pele, fígado, rins, espermatozoides, próstata, unhas e cabelos e também nos olhos. O beta-caroteno é um componente também presente no Goji Berry e desempenha uma ação antioxidante armazenando-se em camadas de gordura, protegendo os olhos. A taurina possui diversas funções fisiológicas, inclusive na retina.
Sobre as alergias conexas ao consumo dessa fruta, existem raros relatos, sobretudo associados a indivíduos com alguma alergia pré-existente a pêssegos. Quando se trata interações medicamentosas com anticoagulantes, alguns estudos de casos relatam essas associações maléficas, porém nada conclusivo. Por fim fica evidente que os benefícios da utilização de Goji Berry são múltiplos, porém ainda não há uma dosagem pré-estabelecida para todas as indicações. Por este motivo é recomendado antes da utilização consultar uma nutricionista.

Este texto foi escrito por Nathalia Ramos, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

2 comentário

Milena Cruz 28 de abril de 2016 at 19:59

Olá! Adorei essa reportagem, pois consumo muito frutas vermelhas e adoro!
Principalmente goji berry, compro sempre do emporium sim sim, essas frutas são bem doces e graúdas, pra quem não acha o goji de excelente qualidade, deixei um site especializado! Bjos

Responder
Nathália Andrade 29 de abril de 2016 at 23:55

Obrigada Milena, seu comentário é muito importante para SNC-Salvador. Continue interagindo e contribuindo com suas experiencias, colaborando para maior informação de todos. Estamos a disposição para responder qualquer questionamento sobre o tema. Abraços!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.