Sem categoria

A importância do nutricionista no aconselhamento nutricional

A imagem corporal é o modo pelo qual o corpo se apresenta para si, e com a crescente aplicação da mídia sobre os padrões do corpo perfeito, leva as pessoas a procurarem a qualquer custo o estereotipo desses modelos propostos pelo segmento da moda. Corpos torneados e\ou magros são exibidos como sinônimos de felicidade, sucesso e saúde a todo o tempo.

Essa preocupação pelo corpo saudável e bonito atravessa os diferentes gêneros, faixas etárias e classes sociais, o que provoca positivamente maior preocupação pela saúde pela maioria das pessoas, ao mesmo tempo em que, de maneira preocupante, causa abuso desenfreado de métodos milagrosos para alcançar de maneira mais rápida estes objetivos. Dietas e produtos milagrosos, jejuns prolongados, recursos proibidos, alimentação super-restrita dentre outros são muito utilizados.

Cerca de 95% dos obesos que seguem dieta por conta própria para emagrecer fracassam na manutenção do corpo mais magro segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Paralelo a esta evidencia, a procura por novos hábitos alimentares aumenta com o passar dos anos em diferentes classes sociais. Ambos os fatos demonstram o interesse de grande parcela da população em mudar seus hábitos, mas sem enxergar que a comida e o ato de se alimentar representam diferentes elementos com conotações simbólicas.

A alimentação humana envolve aspectos psicológicos, socioculturais e fisiológicos. Isso demonstra a complexidade de como deve ser tratada, por isso, é tão importante a presença do nutricionista para promover o direcionamento correto para a população que visa a promoção da saúde, por meio da formação de hábitos alimentares que possam ser tranquilamente seguidos e a alimentação seja vista como algo saudável e saboroso ao mesmo tempo, tornando assim, o resultado mais fácil de alcançar e a manutenção do mesmo ocorra de maneira continua.

Alimentação equilibrada quantitativa e qualitativamente, aliada a pratica de atividade física regular, garante ao individuo atingir e manter o peso ideal ou o corpo almejado, dispensando o uso de medicamentos, dietas milagrosas ou até mesmo cirurgias plásticas. A ideia é ter a orientação do profissional que domina e entende do assunto. No quesito nutrição, o nutricionista é o único com vasto domínio para cuidar de sua saúde.

Este texto foi escrito por <strong>Dilson Araujo</strong>, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.