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Suplementação de Sódio: Para quê? Para quem?

Durante exercícios que levem a  grande perda de suor, atletas eliminam em média 1,0-1,5 litros de líquido por hora, conjuntamente a 800mg de sódio a cada litro, sendo que esse valor pode variar de acordo com a genética, a dieta e o estado de hidratação do individuo.
O sódio é um íon que exerce importantes funções na manutenção da pressão osmótica, do equilíbrio hídrico e ácido básico, além de necessário na transmissão dos impulsos nervosos e estimulação da ação muscular. Também é descrita a importância no transporte ativo de substancias por meio das membranas celulares e participação na absorção da glicose no intestino delgado. Geralmente encontramos o sódio e o cloro juntos nos alimentos como cloreto de sódio.
Apesar de todas as funções do sódio o excesso de seu consumo está altamente relacionado a elevação da pressão sanguínea, aumento da excreção de sódio, além de risco aumentado de doenças cardiovasculares e renais por sobrecarregar esses dois órgãos. Um fator importante para se considerar é a análise do consumo de sódio. Existem poucas pesquisas dose-resposta de seu uso, não sendo assim estabelecida a ingestão dietética recomendada (RDA) e estabelecida apenas a ingestão adequada (AI). Deste modo a dosagem de 1,5g (65mmol) o que significa 2,3g/dia é a de atual conhecimento.
O sódio é amplamente encontrado nos alimentos, principalmente no sal de cozinha, enlatado, embutidos, congelados, conservas, condimentos e até no leite, carnes, frutos do mar, ovos e vegetais. Apesar do sódio ser facilmente encontrado nos alimentos, sua deficiência pode ser encontrada em pessoas com suor excessivo e constante, atletas de exercícios bem extenuantes em ambientes quentes ou trabalhadores braçais.
Para suprir essas deficiências surgiu no mercado alguns suplementos para esse fim, as chamadas capsulas de sal, ganhando cada vez mais seguidores e sendo recomendadas principalmente para atletas de endurance, em provas e treinos longos.
Os benefícios descritos são a prevenção de cãibras, fadiga, perda de desempenho durante o percurso e evitar a hiponatremia. A deficiência de sódio em níveis mais altos podem ocasionar vômitos, náusea e mal-estar, confusão mental, reflexos diminuídos, convulsão e até a morte.
A ingestão de água durante o exercício é importantíssima, porém excessivamente pode contribuir para o surgimento da hiponatremia ou mais conhecida “intoxicação por água”. Ela ocorre principalmente quando há sudorese intensa por várias horas e ingestão de fluidos com baixo teor de sódio, deste modo o consumo de bebidas esportivas com eletrólitos é mais eficaz do que o consumo de água durante o estresse do exercício no calor, estratégia recomendada por vários protocolos inclusive pelo conselho olímpico. Contudo, quando se trata de estudos experimentais ainda não há consensos bem delimitados, principalmente devido a variabilidade de metodologias.

A suplementação de sódio durante o exercício físico poderia prevenir a hiponatremia, antes do exercício elevaria o volume plasmático e melhoraria o desempenho, ambos momentos não ocasionam prejuízos na termorregulação. É evidente a necessidade de mais estudos para avaliar os benefícios da suplementação de sódio, porém esta suplementação se mostra bastante interessante em exercícios muito extenuantes. Consulte um nutricionista para um orientação mais individualizada.

Este texto foi escrito por Nathalia Ramos, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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3 comentário

Florisvaldo 13 de janeiro de 2019 at 09:01

Nathalia bicarbonato é melhor do que o sal de cozinha que usamos dia a dia

Responder
Lara Cerqueira 22 de março de 2019 at 10:13

Olá, Florisvaldo. A suplementação de bicarbonato de sódio tem outras funções além da oferta de sódio para hidratação. O bicarbonato tem capacidade de reduzir a acidez e com isso, postergar a fadiga (em doses adequadas). No entanto, o uso precisa ser bem orientado para que não ocasione efeitos colaterais, como distúrbios gástricos e hipocloridria estomacal.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos. Agradecemos a interação!

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Lara Cerqueira 22 de março de 2019 at 10:13

Olá, Florisvaldo. A suplementação de bicarbonato de sódio, tem outras funções além da oferta de sódio para hidratação. O bicarbonato tem capacidade de reduzir a acidez e com isso, postergar a fadiga (em doses adequadas). No entanto, o uso precisa ser bem orientado para que não ocasione efeitos colaterais, como distúrbios gástricos e hipocloridria estomacal.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos. Agradecemos a interação!

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