Sem categoria

Ácido Clorogênico

A ingestão de extrato de grão de café verde tem aumentado nos últimos anos. Esse fato é atribuído à presença do ácido clorogênico, que  pode ajudar na perda de peso e diminuir as concentrações plasmáticas de glicose.

Este ácido é encontrado  também em sementes, café, frutas, legumes, porém em quantidades pequenas. Ele é um potente antioxidante que protege os tecidos contra os danos oxidativo.

Os mecanismos de ação do ácido clorogênico consistem em: inibir a fosfodiesterase, o que resulta em supra-regulação de adenosina monofosfato proteína quinase (AMPK), e consequentemente  aumento da oxidação de ácidos graxos. Outra via metabólica é a inibição da enzima lipase pancreática,  diminuindo  a absorção das gorduras.

O ácido clorogênico modula a glicose-6-fosfatase (G-6-P) para reduzir a  produção de glicose pelo fígado e aumenta a absorção de glicose por células do músculo esquelético por meio da ativação da AMPK.

Embora esses mecanismos de ação tenham sido apresentados, não há estudos em humanos comprovando a perda de peso. As pesquisas em animais mostraram redução do percentual de gordura e  da glicose  plasmática.

Outro benefício do ácido clorogênico  é reduzir os danos hepáticos. As  espécies reativas de oxigênio podem fazer com que células satélites do fígado sejam convertidas em miofibroblastos, os quais geram o excesso de fibrose neste órgão. Então, o  ácido clorogênico ativa  fatores de transcrição com características antioxidantes e diminui as lesões hepáticas.

A dosagem é de 300-400mg do extrato de grãos de café verde,  duas a três vezes diariamente, mas deve ser lembrado que nenhum estudo examinou os efeitos a longo prazo, essa recomendação foi encontrada em uma revisão da literatura.

O ácido clorogênico é consolidado como um potente antioxidante. Para o processo de perda de peso, os  mecanismos são esclarecidos, mas  estudos em humanos são necessários para validar seu uso para essa finalidade. Devido às propriedades citadas, o ácido clorogênico é promissor na terapia para o diabetes, emagrecimento e  reversão de danos hepáticos.

 

“Este texto foi escrito por Paula Macêdo, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br . Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.