Sem categoria

Carboidratos e Performance

Na nutrição esportiva o foco das pesquisas têm sido a busca por estratégias que possam melhorar a performance durante o treinamento físico. No geral, essas estratégias se baseiam na ingestão adequada de macronutrientes, micronutrientes e substâncias ergogênicas para fornecer energia, aumentar a resposta adaptativa e atrasar alguns determinantes que prejudicam o desempenho, como a fadiga.

Os carboidratos são equivalentes a um combustível, que fornecem energia para nossas atividades diárias. Acredita-se que altos níveis de glicogênio durante o exercício estão associados a melhor habilidade e desempenho, de tal forma que o teor total de carboidratos da dieta influencia na capacidade de oxidação. Para poupar o glicogênio muscular e evitar a queda do desempenho, o consumo adicional é recomendado. A reposição pode ser feita através de bebidas, géis ou barras energéticas com baixo teor de gordura, proteína e fibra.

Quando o exercício é de baixa intensidade, a oxidação de carboidratos é menor, logo, a ingestão também deve ser menor. Com o aumento da intensidade, a massa muscular ativa necessita de mais energia, a glicogenólise aumenta e a oxidação de glicose no plasma indicam a demanda energética. Atletas que realizam atividades com duração de até 60 minutos ou exercícios intermitentes de alta intensidade não sofrem limitação de disponibilidade dos estoques de glicogênio muscular ao ponto de precisar de reposição. Acredita-se que o sistema nervoso central pode sentir a presença dos carboidratos através de receptores na boca, como ao enxaguar a boca com solução de carboidratos. Já atletas que realizam atividades com duração acima de 60 minutos devem consumir 30-60 g de carboidrato por hora e reidratação adequada, preferencialmente com diferentes fontes de carboidratos para evitar desconfortos gastrointestinais.

Este texto foi escrito por Camila Rheinschmitt, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.