Sem categoria

Suplementação para Diabéticos não Sedentários

O Diabete Mellitus é uma enfermidade que acomete milhões de pessoas mundialmente atualmente. Só no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes mellitus afeta mais de 13 milhões de brasileiros, outro dado alarmante é para o diagnóstico com grande frequência na população mais jovem. Na década de 90 a incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 ocorria após os 45 anos de idade, hoje esta idade foi reduzida para os 35 anos, redução de uma década.

O Diabetes Mellitus pode ser dividido em 3 categorias: Tipo 1, Tipo 2 e Diabetes Gestacional. O tipo 1 que acontece em cerca de 10% dos casos, é quando o indivíduo nasce incapaz de produzir totalmente ou parcialmente a insulina, o hormônio responsável pela captação da glicose para o interior celular. O tipo 2 é o que possui maior prevalência, atinge cerca de 90%, é desenvolvido ao longo da vida com a não prática de hábitos saudáveis, diferente do tipo 1, este indivíduo possui capacidade de produzir insulina, porém, seu corpo passa a desenvolver resistência nos seus receptores, deixando a glicose livre na corrente sanguínea em altas concentrações, proporcionando a chamada Hiperglicemia. O Diabetes Gestacional ocorre durante a gestação e possui grande semelhança com o tipo 2, no entanto, pode trazer maiores complicações por conta do contexto da mulher e do feto.

A creatina tem se mostrado um importante aliado para indivíduos que buscam alternativas auxiliares, não medicamentosas, para melhora do quadro clínico. Um estudo publicado por Gualano e colaboradores em 2016, mostrou que pacientes com diabetes tipo 2 que utilizaram creatina, foram capazes de melhorar significativamente os níveis glicêmicos antes e após o treino. O estudo trouxe também que a creatina foi capaz de diminuir os níveis de Hemoglobina Glicada, um importante marcador para diagnosticar o diabetes. Outro benefício, foi a translocação de GLUT-4 do citoplasma para a membrana, o que trará benefícios, pois o GLUT-4 será mais um transportador de nutrientes para o interior celular.

Dentro deste contexto, a suplementação para diabéticos que visam promoção de saúde, vem sendo vista como importante ferramenta para a manutenção da qualidade de vida, aumento da performance e também melhora do quadro clínico destes pacientes diagnosticados com esta enfermidade. Para que haja melhores resultados procure sempre um nutricionista, ele irá planejar e adequar sua rotina à suas necessidades nutricionais.

Este texto foi escrito por Michel Weber, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.