Sem categoria

Dieta Alcalina

Com a crescente procura por novos métodos de emagrecimento, seja por promessas de capsulas magicas, suplementos milagrosos, estrategias sem embasamento cientifico, jejuns feitos de qualquer forma e o mais comum de todos, as dietas do momento, que detonam na mídia com varias promessas.
Dentre essas dietas que passam por um período de “fama”, onde se tornam amplamente conhecidas, ou como se diz no popular “as dietas da moda”, está a dieta alcalina, a qual promete um emagrecimento rápido e melhor composição corporal. Mas antes de seguir qualquer dieta, devemos conhecer a metodologia da mesma, para assim, entender e saber se ela dará ou não o resultado esperado.

E para entender a dieta alcalina é necessário o discernimento de dois conceitos, acidose e acidemia.  Acidose é a pressão constante sobre a fisiologia do corpo para compensar todos os desafios de indução de ácidos, que são resultados de uma alimentação rica em produtos refinados, industrializados, fast food, e afins. Já a acidemia é definida como o pH do sangue menor do que 7,35. A dieta alcalina traz a acidose como um processo ou uma tendência para acidemia, não acidemia, que é uma mudança real no pH do sangue.

Após esses conceitos, podemos analisar a real ideia desta dieta, que é aumentar a ingestão de alimentos que geram metabolitos alcalinos, como legumes, folhas verdes e frutas, e evitar o consumo de alimentos que irão gerar metabolitos ácidos, como Fast Food, refrigerantes, doces refinados, farinha dentre outros. O real principio desta dieta é diminuir o impacto da acidose no corpo, pois para que este quadro não se agrave e gere uma acidemia, o corpo utiliza de minerais essenciais, como magnésio, sódio, potássio nas suas reações para neutralizar esses ácidos.

Sendo assim, aumentando a ingestão desses alimentos alcalinos, o corpo irá ter menos stress metabólico devido a redução de alimentos ácidos, e uma menor utilização dos minerais para frear a acidose. Logo, se pararmos para analisar a metodologia desta dieta, podemos perceber que a essência dela é uma reeducação alimentar, aumentando o consumo de alimentos naturais e diminuindo o de industrializados, com isto, o corpo sofrerá não sofrerá o dano dos industrializados e estará farto de todos os nutrientes necessários para qualquer que seja o objetivo, além da manutenção da saúde.

Como pode-se observar, a maneira mais correta de alcançar uma boa saúde e o objetivo esperado, seja hipertrofia ou emagrecimento, ou até mesmo a manutenção da saúde, é por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, e se possível sempre com a orientação de um profissional especializado.

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.