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Nutrição funcional no esporte

Vários fatores externos e internos interferem no desempenho esportivo, como motivação, metodologia do treino, genética e principalmente a nutrição. O potencial de executar com eficiência máxima o exercício, a manutenção do treinamento e posteriormente a recuperação são diretamente modificados pelo estado nutricional do atleta seja ele recreativo ou esportivo. Diante disso, ressalta-se a importância de avaliar a alimentação de forma individual, em conjunto com o aconselhamento dietético e suplementar, inserindo nutrientes que tornam-se essenciais na promoção da saúde e no aumento da performance.
O atendimento das demandas energéticas, com o aporte de calorias proporcional ao gasto diário é uma conduta inicial e bastante utilizada, porém não se deve limitar apenas a essa condição. Contextualmente o indivíduo praticante de exercício físico apresenta um estado fisiológico modificado, com demandas que extrapolam o aporte energético, mas também de vitaminas, minerais, macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras, além de aminoácidos específicos dentre outros.
Evidências atuais sustentam que a prática de exercício, seja vinculada a muitos fatores positivos como o favorecimento da saúde cardiovascular, modulando aspectos psicológicos como a prevenção da depressão e a promoção da saúde de modo geral, porém o estresse oxidativo promovido pela atividade física em alta intensidade com aumento da produção de peroxidação lipídica, além de contribuir para fadiga muscular.
Os antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres que são substancias produzidas endogenamente pelo nosso organismo, a partir do oxigênio que respiramos, ou através de outros fatores ambientais como poluição, tabagismo, estresse, medicamentos, alimentação que podem causar danos em nossas células promovendo o surgimento de doenças.
Alguns compostos fitoterápicos são potentes auxiliadores na redução do estresse oxidativo, aumento do fluxo sanguíneo, atuação no metabolismo energético e no sistema nervoso.Alguns alimentos são ricos em compostos fenólicos, substâncias que possuem propriedades antioxidantes e quelantes. De acordo com sua estrutura podem ser diferenciados em ácidos fenólicos, benzoquinonas, antraquinonas, flavonoides, flavonas, antocianinas, flavanóis, dentre outros, os fitoterápicos que contém altas dosagens dessa substância em alimentos como a cranberry, uva, azeite de oliva, dentre outros.
A linhaça (Linum usitatissimum L.) além de conter vitaminas e minerais com alto potencial antioxidante como as vitaminas B, C, E, o ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. A linhaça contém ácido graxo ômega-3 que possui propriedade anti-inflamatória, além de lignana, fitoesteróide que copia ação do estrógeno (hormônio sexual feminino).
O gengibre (Zingiber officinale) possui vários compostos bioativos , dentre eles o gingerol que possui numerosas atividades fármacológicas e fisiológicas interessantes, tais como efeitos anti-inflamatórios, hepatoprotetor e cardiotônicos.
O ginco (Gingko biloba): É um fitoterápico utilizado para melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, possui aplicabilidade clínica também em distúrbios cognitivos, vertigem, zumbido, doença de Alzheimer.
Há uma grande variedade de substâncias que atuam com propriedades antioxidantes e modulam o metabolismo energético, permitindo potencializar a performance durante o treino. Deve-se ressalta que a avaliação das necessidades devem ocorrer de modo particular, pois diferirem na intensidade do treino e também nas modalidades esportivas, dessa forma o profissional de nutrição deve ser requisitado para poder avaliar as necessidades reais e orienta-lo de forma mais segura.
Este texto foi escrito por Ivana Fiscina, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
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