Sem categoria

Conheça os AGEs

AGE (Advanced Glycated End-Products) são produtos de glicação avançada, formados a partir da conhecida reação de Mailard. Os AGEs são substâncias formadas a partir da interação açúcares redutores com proteínas ou lipídeos oxidados e no processo de sua  formação ocorre também a produção de espécies reativas de oxigênio, os conhecidos radicais livres. Além disso, os AGEs são moléculas altamente instáveis, interagem com o DNA e estimulam a produção de substâncias inflamatórias.
O organismo humano apresenta mecanismos de defesa contra a acumulação de AGEs, os sistemas enzimáticos. Porém, em situações que propiciem o excesso destes produtos como no diabetes mellitus, na hiperlipidemia, na insuficiência renal e em indivíduos que consomem alimentos com alto teor em AGEs esses sistemas podem ser superados
A formação endógena dos AGEs acontece de forma lenta, sob condições fisiológicas e afeta o colágeno exercendo importante função no envelhecimento, contudo, algumas condições como estresse oxidativo e hiperglicemia eleva a geração de AGEs.
A dieta é considerada a principal fonte exógena de AGEs, podendo exercer importante influência na progressão de doenças. Cerca de 10 % dos AGES presentes na alimentação são absorvidos, destes apenas dois terços são retidos no organismo e o resto é excretado pela urina. A formação destes produtos de glicação nos alimentos é potencializada por métodos de preparo que utilizam altas temperaturas e baixa umidade (fritar, assar ou grelhar). Os alimentos de origem animal que são ricos em gordura e proteínas são geralmente ricos em AGE e propenso a nova formação destes durante o cozimento. Em contraste, alimentos ricos em carboidratos, como legumes, frutas, grãos integrais e leite contêm relativamente poucos AGEs, mesmo após o cozimento. Uma estratégia para reduzir o AGEs é usar ingredientes ácidos nas preparações tais como suco de limão ou vinagre.
Apesar de nenhum alimento ou componente alimentar seja ainda especificamente indicado como redutor de AGEs in vivo, algumas substâncias demonstraram efeitos anti-AGE importantes.
A piridoxamina, derivado da vitamina B6, inibe a formação dos AGE através da ligação da piridoxamina aos intermediários reativos, inibindo AGEs. Além disso é documentado uma ação antioxidante relacionados com melhoria da intolerância à glicose e obesidade em ratos alimentados com dieta com elevado teor de gordura. A benfotiamina, um derivado da tiamina (vitamina B1) previne a ativação do AGEs.
A utilização de dietas com óleo de linhaça ou óleo de peixe, modulou estresse oxidativo, através da melhora de enzimas antioxidantes, ocorrendo uma diminuição na peroxidação lipídica renal de ratos induzidos o diabetes. Ambas as dietas limitaram a produção de AGEs, menor formação de RAGE (receptor de AGE) e inflamação
A suplementação de taurina em ratos diminuiu o conteúdo de proteína glicosilada, hemoglobina glicosilada e in vitro a taurina impediu a acumulação de AGEs.
A carnosina (dipeptídeo formado a partir dos aminoácidos beta alanina e histidina) poderia atuar como um agente de remoção eficiente dos AGEs, podendo portando ser considerada um promissor agente bioativo, pois é um antioxidante sem efeitos tóxicos e neutraliza diretamente os AGEs e EROs sem transforma-se em reativo
Como já descrito, durante a formação de AGEs ocorre a produção de EROs e inflamação e está envolvida em complicações do diabetes, insuficiência renal e Alzheimer. Dessa forma, a utilização de antioxidantes e anti-inflamatórios são abordagens terapêuticas muito utilizadas. Assim, através do controle da ingestão de AGEs pela dieta e também suplementação (carnosina, taurina, ômega 3 e vitaminas antioxidantes), pode-se diminuir o pool de produtos finais de glicação avançada e suas consequentes complicações para saúde.

Este texto foi escrito por Jaqueline Barreto, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.