Sem categoria

Efedrina e Emagrecimento – Riscos

A maioria das pessoas que utilizam suplementos alimentares com o objetivo de emagrecimento, certamente já ouviram falar sobre efedrina e o seu poder na queima de gordura e emagrecimento, seja ela na forma de medicamento ou acrescentada a alguns suplementos que hoje são proibidos pela Anvisa, entretanto, nem todas as pessoas conhecem esta substância e seus reais efeitos ao organismo.

A efedrina é uma amina simpatomimética derivada de plantas do gênero Ephedra, relacionado em estrutura à anfetamina e metanfetamina, há séculos seu uso para fins terapêuticos já era disseminado entre os chineses, que utilizavam o extrato da planta desidratada (chamada de Ma huang) para o tratamento de afecções respiratórias. Na medicina moderna, a efedrina já foi usada como descongestionante nasal, broncodilatador e vasopressor, porém, o uso terapêutico desses alcaloides tornou-se restrito por haver dúvidas quanto ao seu perfil de segurança.

Por ser um fármaco estimulante que pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como simpatomiméticos, quando administrada, a efedrina vai aumentar notavelmente a atividade do sistema nervoso central. Em geral, os agentes simpaticomiméticos que estimulam os receptores beta-adrenérgicos do miocárdio compartilham o perfil de efeitos adversos de taquicardia, arritmia e aumento do consumo de oxigênio do miocárdio.

Com o estimulo do metabolismo, ocorre maior quebra dos triglicerídeos no tecido adiposo, maior vascularização, e supressão de apetite, sendo assim, promovendo o emagrecimento, todavia, por se tratar de um medicamento de estimulação beta adrenérgica, pode promover efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, mãos trêmulas, tremores, sudorese, taquicardia, tonturas, sentimentos de inquietação interior, vasoespasmo coronariano, isquemia e até infarto.

Como pode-se perceber, a utilização de certas substancias de cunho medicamentoso para uso estético, ao mesmo tempo que podem promover efeito muito mais rápido, põe a saúde de quem utiliza em risco, com a possibilidade de serias complicações. A melhor teapêutica quando se trata de objetivos estéticos, é ser paciente com os resultados e o mais importante, ter o acompanhamento de um profissional especializado.

 

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.