Health Nutritions Suplementos

Sinefrina e emagracimento

Segundo estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a saúde da população brasileira divulgados na Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO, 60% dos brasileiros está acima do peso.

Em contrapartida, o culto a corpos magros, com maior desenvolvimento muscular, definição e curvas delineadas é uma realidade bastante evidente e almejada entre os grupos sociais que, na tentativa de obter características estéticas como as descritas, utilizam de várias estratégias, mesmo que estas não tenham respaldo científico, médico e/ou legal que comprovem sua eficácia ou segurança para a saúde.

Basicamente, para o emagrecimento ser efetivado pode-se seguir por dois caminhos: a redução do consumo calórico excedente, ou seja, diminuir o consumo de calorias, reeducando a alimentação de acordo com suas necessidades energéticas (a partir da ingestão de uma alimentação equilibrada e nutritiva, preferencialmente) ou aumentando o gasto calórico, com exercícios físicos, por exemplo, a fim de utilizar mais calorias como energia, evitando o seu acúmulo como gordura corporal. Caminhar simultaneamente por ambos os caminhos  traz resultados ainda mais satisfatórios e evitam o ‘’efeito sanfona’’, onde há o emagrecimento e pouco tempo depois toda a gordura é novamente acumulada.

Além disso, algumas substâncias podem ser utilizadas como aliados para a promoção do emagrecimento, nesse sentido, contamos, por exemplo, com os suplementos termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, que atuam transformando a gordura corporal em energia e calor.

O Citrus aurantium L. , uma planta originária da Ásia, possui um extrato rico em várias substâncias, como os flavanóides e a sinefrina. Esta última é utilizada em vários suplementos termogênicos, sendo seu uso sugerido para aumentar o metabolismo e promover a queima de gordura.

Seu pool aconteceu após a proibição pela Food and Drug Administration – FDA, em 2004 da efedrina (Ephedra sínica), um dos recursos naturais destaque empregado no tratamento da obesidade, proibido devido à associação clínica estabelecida entre o uso de suplementos alimentares contendo efedrina com problemas cardíacos, psiquiátricos, derrames cerebrais e hipertensão.

A partir disso a sinefrina foi evidenciada e muitos suplementos alimentares alteraram sua composição e passaram a substituir a efedrina pelo extrato do Citrus aurantium L., ou pela p-sinefrina, seu principal componente ativo, sugerindo  as mesmas funções da substância proibida pela FDA, como auxílio no emagrecimento, produção de energia e melhora do desempenho esportivo, mas sem causar, supostamente, efeitos deletérios.

A ciência, por sua vez, ainda é controversa quanto à segurança do consumo da sinefrina e sua eficácia como substância termogênica. Alguns autores apontam efeitos adversos associados ao seu uso. A literatura descreve ainda que seu uso em doses elevadas ou associada a outras substâncias estimulantes, como a cafeína, pode ocasionar em efeitos cardiovasculares adversos (seu uso é desaconselhado a pessoas portadoras de doenças cardíacas). Outros estudos, por sua vez, apontam a sinefrina como substância natural de baixa toxicidade e com eficácia em reduzir a gordura corporal. Ou seja, ainda não dispomos de uma informação conclusiva a respeito da sinefrina e seus efeitos.

Portanto, mais estudos são necessários para que se conclua adequadamente se o seu uso é ou não indicado.  Sendo assim, até que haja comprovação científica efetiva e esclarecimento total sobre o consumo de suplementos emagrecedores contendo Citrus aurantium L. / p – sinefrina sua utilização deve ser feita com parcimônia. O aval de profissionais de saúde habilitados é sempre aconselhado. Procure o seu médico e nutricionista antes de consumir.

 

“Este texto foi escrito por Juliana de Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”



Posts relacionados

O poder da Pimenta do Reino

Pedro H. Souza

Conheça a Propionil L-Carnitina

Gabriel Medrado

Metabolismo energético e acidez muscular

Ismael

Deixe um comentário