Conheça a Propionil L-Carnitina

A L-carnitina (ácido beta-hidroxi-gama-trimetilamoniobutírico) é uma pequena molécula hidrossolúvel essencial para o metabolismo lipídico dos mamíferos. Esse aminoácido participa do metabolismo mitocondrial de oxidação dos ácidos graxos, e esta envolvida com a trans-esterificação e excreção de ésteres de acil-CoA. Além disso, tem efeito na função muscular regulando o fluxo de substratos e balanço energético pela membrana celular.

A propionil L-carnitina (PLC), ou éster de propionil L-carnitina, possui efeito de aumentar as concentrações intracelulares de L-carnitina. Em comparação com a L-carnitina a PLC demonstrou possuir especificidades terapêuticas interessantes, principalmente devido a sua farmacocinética, onde apresenta uma afinidade com o músculo esquelético e cardíaco. Alguns estudos evidenciam que a PLC apresenta potencial efeito antioxidante, evitando dano tecidual oxidativo, e estabilizando as membranas fosfolipídicas.

Dentre suas propriedades potencialmente benéficas para o organismo humano em comparação com a L-carnitina podemos citar: a capacidade de reconstituir intermediários do ciclo do ácido tricarboxílico pela molécula propionil-CoA, atividade vasodilatadora periférica, uma maior afinidade para o transportador do sarcolema, maior inotropismo positivo, e uma entrada mais rápida nos miócitos.

Além disso, alguns autores defendem que a L-carnitina possui um papel importante na fisiopatologia das doenças intestinais. Uma delas é a colite ulcerativa, um quadro que não apresenta sua patogênese bem elucidada, porém, evidências sugerem que a deficiência de ácidos graxos de cadeia curta nos colonócitos é fundamental. Dessa forma, os autores acreditam que a beta-oxidação prejudicada dos ácidos graxos de cadeia curta direcionam para a deficiência de energia na mucosa do cólon, que só poderá ser parcialmente compensada através da oxidação de outros substratos. Diversos autores evidenciaram os efeitos da PLC na melhora da resposta clínica no quadro de colite ulcerativa.

Dessa forma, nota-se que a suplementação de propionil L-carnitina apresenta diversos estudos fundamentando seus benefícios. A maioria dos estudos associa a utilização dessa substância à melhora da disfunção endotelial através da inibição dos danos oxidativos, além de melhorar a produção energética mitocondrial e auxiliar na peroxidação lipídica. Outros estudos apresentam a eficácia da suplementação de PLC no tratamento da resistência à insulina, obesidade e outras complicações metabólicas.

Este texto foi escrito por Gabriel Medrado, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Conheça a Propionil L-Carnitina”