Aminoácidos e Performance

A procura e utilização de suplementos nutricionais para obter melhor desempenho, entre atletas e desportistas, tanto em exercícios resistidos como de resistência é evidente. Neste contexto os aminoácidos são de suma importância, sendo muito requisitados e depletados durante o exercício físico, para metabolismo energético dentre outras funções. O consumo dos mesmos promove um balanço nitrogenado positivo, imprescindível na manutenção e hipertrofia muscular, redução da fadiga e dor, bem como melhora de performance.
Os Bcaa’s uma tríade de aminoácidos de cadeia ramificada (Leucina, Valina e Isoleucina) são os primeiros a serem utilizados durante o exercício. Eles são considerados essenciais e prioritariamente metabolizados no músculo esquelético. Sua principal função é fornecer substrato para geração de energia, por consequência evitar degradação muscular, depleção de glicogênio, resultando na menor incidência de fadiga. Estudos associam a suplementação de Bcaa com redução dos marcadores de dano muscular como creatina quínase (CK) e lactato desidrogenase (LDH). Ademais o Bcaa possui a capacidade de atenuar a fadiga central, caracterizada pela redução da capacidade cognitiva e neurônios motores durante o exercício. As atividades extenuantes aumentam a concentração de triptofano livre, o qual é precursor da serotonina teoricamente responsável pela fadiga central. Os Bcaa’s competem com o triptofano na passagem pela barreira hematocefalica evitando deste modo a produção de serotonina. Estudos mostram que a uso de Bcaa melhorou a reação motora e cognitiva de atletas após exercícios extenuantes, demostrando a efetividade do Bcaa quanto ao retardo da fadiga central. O Bcaa também pode ser convertido em glutamina.
L-glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, provavelmente, o imunonutriente mais amplamente reconhecido, uma vez que pode ser utilizado como um combustível oxidável, um substrato para a síntese de nucleotídeo, um modulador do metabolismo intermediário de aminoácidos, um componente de defesa antioxidante, manutenção da imunidade dentre outras funções. Como substrato preferencial dos enterócitos (células intestinais) ela melhora sua funcionalidade e estrutura evitando a passagem de bactérias patogênicas que favorecem a imunossupressão. Além disso a glutamina serve também como alimento das células imunes favorecendo a proliferação de linfócitos, e substancias antiflamatórias em depleção das pró inflamatórias.
Outros aminoácidos relevantes são a taurina e citrulina. A taurina é um aminoácido que não se incorpora a proteínas e possui muitas ações fisiológicas, incluindo a estabilização da membrana, anti-oxidação, osmoregulação, modulação do fluxo de íons, e controle da homeostase Ca 2+, além de atuar como um neurotransmissor e neuromodulador. Autores mostram sua efetividade quanto melhora na contração muscular a proteção contra lesões mediada por radicais livres, ação anti-inflamatória e redução da lesão muscular e percepção de dor. A citrulina por sua vez, também não participa da síntese proteica e é direcionada ao rim onde se converte em arginina atuando como potente vasodilatador. A vasodilatação favorece o aporte de oxigênio e nutrientes as células, bem como a redução de metabolitos como a amônia (produto também do metabolismo de aminoácidos) a qual, está relacionado com fadiga e exaustão no exercício físico. Deste modo a citrulina também atuaria como melhorador de desempenho.
Alguns estudos mostram melhor potência e efetividade do uso combinado destes aminoácidos quanto a redução de dano muscular e fadiga, dor muscular tardia, melhora na imunidade e performance comparado a sua utilização de forma isolada.
Este texto foi escrito por Silvia Andrade, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *