Sem categoria

Glutamina

A glutamina é o aminoácido em maior abundância no plasma e no músculo humano, considerado condicionalmente essencial, ou seja, nosso corpo o produz, porém em algumas situações como traumas, cirurgias ou exercícios de alta intensidade, sua demanda supera a oferta, tornando-a um composto essencial.

Em nosso organismo, este importantíssimo aminoácido tem variáveis funções, como: fornecer energia para células de rápida proliferação,  os enterócitos (células do intestino) e células do sistema imune (linfócitos, neutrófilos e macrófagos); promover melhora na permeabilidade e integridade da mucosa intestinal; balanço acidobásico; transporte de amônia entre os tecidos; doação de esqueletos de carbono para a formação de energia e participação no sistema antioxidante do corpo.

A glutamina pode modular a ativação de proteínas de estresse ou choque térmico (heat schock  proteins-HSPs), relacionadas com a capacidade da célula de sobreviver  a alterações da sua homeostase em decorrência da exposição a agentes estressores, como radiação ultravioleta, calor, agentes infecciosos e exercícios de alta intensidade (corridas, ciclismo e alguns treinamentos de musculação, por exemplo).

A prática de exercícios físicos de alta intensidade pode promover reações oxidativas no organismo e pequenas lesões celulares, necessitando que ocorra controle desse fenômeno para evitar lesões musculares mais graves.

Assim, a suplementação deste aminoácido tem consigo a capacidade de promover eficiência na resposta imunológica do nosso organismo, por aumentar a proliferação dos enterócitos e  linfócitos, como reportado em diversas evidências científicas. Pode ser interessante estratégia para entusiastas do esporte, atletas e todas as pessoas que se submetem a exercícios físicos de perfil intenso, visto que a situação ao qual se expõem, são favoráveis a depleção das concentrações séricas de glutamina. Busque o auxílio de um nutricionista para melhor adequar a estratégia suplementar da glutamina.

Este texto foi escrito por Caique Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.