Sem categoria

Existe uma dieta universal?

Com toda a evolução da tecnologia que torna a comunicação sem barreiras e o acesso a novos conteúdos de maneira rápida e fácil, é comum o surgimento ou a difusão de novas dietas que prometem mudanças significativas e rápidas para quem as adota. “Qualidade de vida”, “emagrecimento”, “manutenção da massa muscular”, “queima rápida”, “ganhos rápidos e saudáveis”, são termos muito utilizados por quem propaga esses novos protocolos.

Algumas muito conhecidas, outras nem tanto, tais dietas são promessas de que qualquer pessoa pode realizar e ter resultados, como um medicamento genérico, que faz efeito em quase 100% da população. Mas será mesmo que existe um protocolo de dieta que se encaixa com o perfil da maioria da população? Algo padrão que bastasse ser seguido corretamente faria o paciente alcançar o seu objetivo? Seria ela a dieta cetogênica? Alcalina? O famoso jejum intermitente? Ou qualquer outra que você encontre na capa de uma revista de saúde?

A resposta para todas essas perguntas é: NÃO. Não existe uma dieta única que sanaria todos os problemas e faria você alcançar rapidamente seus resultados de maneira rápida e satisfatória, pois existem vários motivos que impedem isso, por exemplo a individualidade biológica, onde cada pessoa tem suas particularidades em resposta a conduta adotada. Outros motivos que justificam são as diferentes rotinas e hábitos, o que torna outra particularidade de cada individuo, além do tipo de atividade física que cada pessoa realiza, e se ela realiza, o que interfere também na conduta adotada pelo nutricionista.

Logo, após analisar a individualidade biológica, rotina diária, hábitos alimentares e o tipo de atividade física realizada, pode-se concluir que cada pessoa terá o seu perfil único e logicamente para cada perfil analisado, o nutricionista (profissional capacitado para elaboração do plano alimentar)  irá traçar qual a melhor conduta para o seu cliente, levando em conta todos os pontos citados e elaborando um cardápio único, que irá suprir as necessidades e aproximar aquele individuo em exclusivo do seu objetivo.

Por fim, a ideia deste texto é conscientizar, que não existe receita de bolo quando se trata de conduta alimentar, cada pessoa é especial e deve ser analisada e tratada de maneira única e responsável. Procure sempre um nutricionista, ele é o profissional mais capacitada para cuidar de sua alimentação.

 

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

2 comentário

Luana 24 de setembro de 2016 at 21:23

Excelente texto, Dilson! Sempre bom abordarmos esse assunto.

Responder
Dilson Araújo 26 de setembro de 2016 at 17:38

Obrigado Luana. Muito Grato.

Att,
Dilson Araujo

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.