Sem categoria

Suplementação de BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), incluem a valina, leucina e isoleucina e fazem parte dos aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o organismo é incapaz de sintetizar, devendo os mesmo estarem presentes na dieta.
Durante exercícios físicos ocorre à captação e oxidação preferencial dos aminoácidos de cadeia ramificada para utilização como substrato energético para a musculatura esquelética. É importante relatar que um terço da composição da musculatura esquelética é composta de BCAA, ou seja, a oxidação dos mesmos leva ao catabolismo da massa muscular, visto que não há estoque corporal de aminoácidos. A suplementação de BCAA objetiva anticatabolismo, melhora da imunocompetência, anabolismo muscular, atenuação da fadiga central, recuperação das lesões musculares provocadas pelo exercício, redução de dores musculares tardias e melhora no desempenho.
A dor muscular tardia é causada pela lesão muscular durante o exercício e é um fator que diminui o desempenho durante o exercício além de impactar na qualidade de vida das pessoas. À leucina é direcionada a competência de anabolismo proteico, por ativar reações que promovem alongamento da cadeia proteica. Além disso, a mesma estimula a secreção de insulina, que potencializa a síntese proteica de maneira indireta, promovendo assim melhor recuperação e hipertrofia muscular.
A fadiga que pode ser definida por incapacidade de realizar uma ação por diminuição da capacidade funcional e é outro fator que impacta diretamente do desempenho. Já a fadiga central acomete exercícios prolongados e é postulado que a liberação de serotonina pelo cérebro é um dos principais fatores causadores deste evento. A produção de serotonina depende da passagem de triptofano pela barreira hematoencefálica, os aminoácidos de cadeia ramificada competem por esta passagem, logo a razão aumentada de BCCA/triptofano após suplementação de BCAA é primordial para a competição na barreira hematoencefálica, diminuindo a passagem de triptofano e sua conversão em serotonina.
Diversos estudos avaliaram a utilização de BCAA para os objetivos supracitados e alguns fatores são essenciais para os resultados como a dosagem e forma de uso. Sabendo-se que é durante o exercício que ocorre a oxidação de BCAA, nada mais correto que a suplementação antes do exercício e/ou durante para que se aumente a concentração plasmática dos mesmos, prevenindo o catabolismo proteico muscular para captação deles. Além disso, a composição corporal influencia neste processo, doses inferiores de BCAA são ineficazes; um parâmetro mais assertivo é a suplementação de aminoácidos de cadeia ramifica de acordo com o peso corporal. Em uma análise dos estudos com resultados positivos a dosagem de 70 mg a 100 mg / kg de peso corporal mostrou-se bastante eficaz; portanto, a utilização de BCCA antes do treino e/ou durante é interessante em estratégias de hipertrofia muscular, ou ainda, em estratégias de emagrecimento com exercícios resistidos e dietas hipocalóricas para manutenção da massa magra e perda de gordura corporal, melhorando a composição corporal dos indivíduos.
Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Gustavo Martinez 9 de outubro de 2016 at 20:42

Gostaria de saber se para fins de hipertrofia muscular e perda de gordura, o bcaa eh recomendavel durante o treino também .

Responder
VITORIA MELO 16 de dezembro de 2016 at 12:42

Olá Gustavo, obrigada pelo contato. Sim, o BCAA intra treino vai proteger sua massa muscular pois estes aminoácidos se doarão como fonte de energia evitando a degradação do músculo. Além disso pode retardar sua fadiga central e também irá retardar a fadiga muscular, o que lhe propocionará melhores treinos e melhores resultados.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.