Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é produzido por extração das sementes oleaginosas da planta Carthamus tinctorius L, que tem origem das regiões áridas da Índia. A literatura traz que os chineses atribuem ao uso do cártamo as funções de proteção cardíaca, redução do colesterol e estímulo a atividade imune.

O óleo de cártamo é encontrado na forma de cápsulas e de extrato do óleo comestível, que pode ser utilizado para temperar alimentos frios como as saladas. Ele contém gordura poli-insaturada, sendo aproximadamente 80% de ômega-6 (ácido linoleico) e 12% de gordura monoinsaturada ômega-9 (ácido oleico). Além disso, o óleo extraído do cártamo é rico em ácido linoleico conjugado (CLA)

O CLA se refere a uma mistura de isômeros do ácido linoleico (18:2 n-6) em que as duplas ligações são conjugadas, localizados em diversos alimentos, sendo que os isômeros encontrados no óleo de cártamo são os biologicamente ativos. Seu uso em excesso pode acarretar alguns efeitos colaterais como diarreia, flatulência, dor ou desconforto abdominal.

Dentre os mecanismos de ação encontrados para seu o uso, alguns estudos verificam que o uso do CLA aumenta a atividade da lipase hormônio-sensível, e consequentemente há o aumento da lipólise dos adipócitos, acompanhada por uma maior transformação das gorduras livres em energia tanto no músculo esquelético quanto no próprio tecido adiposo por aumentar a ação da carnitina palmitoil-transferase (CPT). Outro mecanismo de ação seria a afinidade de alguns isômeros do CLA, com os receptores de ativação e proliferação peroxissomal (PPARS), são fatores de transcrição que controlam a betaoxidação (transporte dos ácidos graxos para a mitocôndria no qual são degradados), as vias de transporte dos ácidos graxos, e a diferenciação de adipócitos. Esta afinidade ocorre especialmente com o receptor PPaRa, que está diretamente envolvido com a manutenção da homeostase lipídica.

Os achados referentes à suplementação do óleo de cártamo estão associados a fração que contém o CLA. A sua suplementação pode aumentar seus estoques, proporcionando os efeitos benéficos para redução de peso, controle glicêmico e redução da fração LDL. Todos os achados científicos que tiveram efeitos estavam associados à uma dieta controlada e à pratica de atividades físicas, confirmando que nenhum produto tem um efeito milagroso,  e a melhor maneira para alcançar seu objetivo é a procura de um profissional especializado para o caso, ele saberá como aplicar a melhor conduta.

Este texto foi escrito por Caique Oliveira, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *