Nutrição e Câncer

O mês de Outubro é caracterizado como “Outubro rosa”, devido a atenção dada no combate ao câncer de mama, diversas campanhas de conscientização são feitas para o cuidado da mulher com sua saúde, pois quanto antes diagnosticado, maiores são as chances de cura e de tratamento estável.

Um dos fatores que promovem o aparecimento e proliferação do câncer é a alimentação, a obesidade é um dos grandes inimigos da saúde e cria um ambiente favorável para o corpo, tanto para o surgimento quanto para a proliferação do câncer no individuo.

Os hábitos saudáveis, principalmente quando aliados a pratica de atividade física, melhoram a saúde, combatem inúmeras doenças. Corpo saudável e ativo, torna-se mais forte para o combate de vírus e bactérias, assim como diminui a probabilidade de modificações genéticas como é o caso do câncer.

Alimentos embutidos (ricos em nitratos e nitritos) e fartos de corantes (substancias que se depositam no nosso corpo e são eliminados com dificuldade) são considerados agentes que favorecem o aparecimento do câncer com o passar do tempo, o que se torna primordial o acréscimo de alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, pois eles ajudam o corpo a eliminar esses resíduos de maneira mais rápida.

O importante é sempre buscar o equilíbrio. Alimentação que forneça para o corpo nutrientes importantes para o seu bom funcionamento, frutas, verduras, carboidratos complexos, boas fontes proteicas, evitando sempre embutidos, ultra processados e açucares refinados, permitirá a prevenção de doenças como esta, como também irá aumentar qualidade de vida. Busque o auxílio de um nutricionista para melhor orientar hábitos alimentares contextuais à sua realidade.

 

Este texto foi escrito por Dilson Araujo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *