Sem categoria

HICA E HIPERTROFIA MUSCULAR

A leucina é um aminoácido essencial, muito conhecido por seu estímulo ao mTOR e consequente sinalização para a síntese proteica. Este aminoácido ao ser metabolizado gera três metabólitos finais: ácido cetoalfaisocaproato (KIC), Hidroxi b-metilbutírico (HMB) e ácido alfa-hidroxi-isocapróico (HICA). O HICA também é conhecido como ácido lêucico ou DL-2-hidroxi-4-metilvalérico. Ele é produzido nos tecidos humanos, principalmente nos tecidos conjuntivo e muscular, pode ser dosado no plasma e na urina, e encontra-se em níveis mais elevados durante o jejum prolongado e diminui após uma refeição proteíca.

Alguns alimentos produzidos através da fermentação, como queijos, vinhos e molho de soja contém HICA.  Este metabólito tem ampla atividade antibacteriana e antifúngica, mas a sua principal utilização relaciona-se a prática esportiva, pois este ácido tem sido estudado como um anti-catabólico, possível promotor do aumento da massa magra e agente redutor da dor muscular tardia (DMT). O mecanismo pelo qual esse metabólito agiria ainda não está totalmente estabelecido, contudo, alguns estudos demonstraram que o HICA tem efeito inibitório direto sobre as metaloproteinases, que são enzimas que degradam proteínas, logo pode evitar o catabolismo muscular. Além disso, o HICA estimula a insulina que, por sua vez, ativa o mTOR para a síntese proteica promovendo hipertrofia. Um estudo realizado com a suplementação de 1,5g diárias de HICA fracionada 3 vezes ao dia apresentou resultados positivos. De acordo com o artigo o HICA evitou o catabolismo muscular, promoveu o aumento da massa magra e diminuiu a DMT. Outros trabalhos realizados demonstraram também a preservação da massa magra com a utilização desse suplemento. O HICA é um suplemento seguro e promissor, contudo, novos estudos precisam ser realizados para compreender seus mecanismos de ação e melhores formas de uso.

Este texto foi escrito por Vitória Melo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0