Sem categoria

Joints x Osteoartrose

A osteoartrose é caracterizada pela degradação da cartilagem articular com subsequente perda do espaço articular. Entretanto, a osteoartrose deve ser considerada como uma doença de toda articulação envolvendo cartilagem, ligamentos, sinóvia e osso. O quadro clínico é composto por dor, rigidez, efusão e deformidades articulares.

Vários métodos de tratamento têm sido utilizados visando à melhoria da dor e do padrão funcional dos pacientes. Dentre esses métodos destacam-se os farmacológicos, os não farmacológicos (fisioterapia, terapia ocupacional, perda ponderal e exercícios), os agentes físicos, os de terapia alternativa (homeopatia, acupuntura e medicamentos fitoterápicos) e os cirúrgicos.

A etiologia da OA não foi completamente esclarecida, tendo sido associada a diversos fatores locais e gerais como alterações genéticas, fatores sistêmicos (idade e sexo feminino) e fatores biomecânicos (sobrepeso, obesidade e traumatismos). Na presença de um ou mais fatores se instala um processo degenerativo da cartilagem articular, com consequente erosão, aparecimento de fissuras e redução de sua espessura, podendo chegar a desaparecer por completo. A perda cartilaginosa dá origem a alterações do osso subcondral, com o aparecimento de deformidades e processos de regeneração. Iniciam-se processos inflamatórios secundários que são muitas vezes a causa da sintomatologia dolorosa e do comprometimento da mobilidade articular, levando à incapacidade para as atividades diárias.

Toda atitude tomada para minimizar o estado degradativo da articulação, pode ser considerada uma medida condroprotetora.

Os Joints, são suplementos basicamente compostos de condroitina e glucosamina, e tem a proposta de inibir as enzimas que degradam a cartilagem e estimular a síntese dos componentes da matriz. Alguns Joints vêm adicionados com Metil-Sulfonil-Metano (MSM), que é um enxofre orgânico, que tem ação anti-inflamatória, diminuindo assim as dores, auxiliando também no processo de condroproteção.

Acredita-se que a glucosamina participe como substrato na síntese de glicosaminoglicanos (GAGs), proteoglicanos e hialuronato da cartilagem articular. Ela ainda age no condrócito ao estimular a síntese de proteoglicanos e inibir a síntese de metaloproteases.

A condroitina é um glicosaminoglicano (GAG) encontrado em vários tecidos, inclusive na cartilagem hialina. Estudos recentes concluíram que a condroitina estimula a síntese de cartilagem, além de atuar na inibição da IL-1 e das metaloproteases.

O MSM age como um agente antiinflamatório, uma vez que, ele aumenta a permeabilidade das células, tornando mais fácil a excreção de “lixo” por elas, sendo assim, absorvem mais facilmente os nutrientes. A dor é geralmente causada por acúmulo de toxinas nas articulações, músculos e fluídos do corpo, sendo o MSM um poderoso detoxificante.

A ação condroprotetora assegurada pela glucosamina e pela condroitina pode ser explicada por dois mecanismos. O primeiro, deriva do fato de que ambos são componentes básicos da cartilagem e do fluido sinovial, que estimulam o processo anabólico do metabolismo da cartilagem e o segundo mecanismo é consequência da sua ação anti-inflamatória, que retarda a inflamação induzida por muitos processos catabólicos ocorridos na cartilagem, decorrentes da lesão. Estes dois mecanismos são capazes de retardar a progressão da destruição da cartilagem, podendo ajudar na regeneração da estrutura comum, reduzir a dor e aumentar a mobilidade da articulação afetada.

Por terem característica de prevenção e tratamento, os Joints podem ser uma boa estratégia para públicos diversos, como idosos, obesos, atletas e desportistas.

 

Este texto foi escrito por Suélika Carvalho, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.