Sem categoria

Óleo de Borragem

O óleo de borragem é uma fonte rica de ácido g-linolênico (GLA), ácidos graxos essenciais da série ômega-6, que representa o primeiro produto do ácido n-6 poli-insaturado. Acredita-se que o GLA possua vários atributos medicinais, especialmente propriedades anti-inflamatórias.
Os sintomas associados a várias condições, incluindo diabetes, envelhecimento, dermatite atrófica, artrite reumatoide, alcoolismo, cancro, doença cardiovascular e sindrome pré-menstrual (PMS), têm sido associados à redução da produção de ácidos graxos poliinsaturados n-6. Essas observações levaram à teoria que corroborou em estudos clínicos, sugerindo que a suplementação dietética com GLA evita a dessaturação delta 6 e alivia efetivamente muitos desses sintomas. Nem todos os ácidos graxos ômega-6 se comportam da mesma maneira. O ácido linoleico e ácido araquidónico (AA) tendem ao contrário do GLA, promover a inflamação.
Hábitos como fumo e consumo alcoólico excessivo podem dificultar a conversão de GLA em DGLA além da falta de certos nutrientes no corpo (incluindo o magnésio, o zinco, e vitaminas C, B3 e B6).
Acredita-se que o mecanismo de ação subjacente da GLA resulte da sua produção de prostaglandina E2, que ocorre por uma rápida conversão de GLA em ácido dihomo-g-linolénico (DGLA).
Esta conversão aumenta a produção de PGE1 (prostaglandinas de série impar) e, consequentemente, aumenta os níveis de AMPc intracelular, que por sua vez inibe a fosfolipase, limitando assim a libertação de ácido araquidônico (AA).

Um estudo avaliou a eficácia e segurança da suplementação do óleo de borragem no tratamento da sintomatologia específica para PMS (Sindrome pré-menstrual). Foram selecionados 180 indivíduos do sexo feminino em idade reprodutiva com diagnóstico de PMS, tratados com Borago officinalis sob a forma de cápsulas de 900 mg de óleo de borragem (padronizadas a um mínimo de 180mg de GLA/cápsula, uma cápsula por dia. No final do estudo 93,9% obtiveram melhoras nos sintomas físicos. Os sintomas físicos avaliados no questionário PMS incluem dor e desconforto, como dor lombar, cefaléia e sensibilidade mamária, comum entre as mulheres que sofrem de PMS, e 77,9% obtiveram melhora nos sintomas emocionais,  que incluiu oscilações de humor, ansiedade, irritabilidade, entre outros.

Portanto o óleo de borragem é uma excelente opção para tratar doenças inflamatórias como acne, dermatites, e a Síndrome pré menstrual. Consulte um nutricionista para maiores informações.

Este texto foi escrito por Suélika Carvalho, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.
Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br
Respeite nosso material intelectual.
Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.