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Rutina: Benefícios para a saúde

Em 1930, uma nova substância foi isolada de laranjas e classificada como uma vitamina – vitamina P, porém estudos posteriores demonstraram que na realidade aquele composto possuía a estrutura de um flavonoide e foi denominado rutina. Os flavonoides são polifenóis, metabólitos secundários de plantas que são produzidos como mecanismo de defesa dos vegetais e podem ter diversos efeitos benéficos ao organismo humano. A rutina é um dos flavonoides mais abundantes na natureza e é encontrado em várias fontes alimentares como cebola, uva, feijão vermelho, maçãs, tomates e bebidas como vinho tinto e chá preto. Fontes muito ricas em rutina são o trigo sarraceno, suas folhas contêm 2-8% de rutina e favas (frutos do faveiro) que contêm 8g de rutina em cada 100g. Além disso, a rutina pode ser administrada como um fitoterápico.
A rutina, ao ser ingerida, estimula a microbiota intestinal a liberar glicosidases, enzimas que a hidrolisam, dando origem a Quercetina 3-glicosídica (Q3G) e a Quercetina Aglicona, após a hidrólise, estas moléculas passam a apresentar maior afinidade pelas membranas das células epiteliais e, portanto, são melhores absorvidas.
Este flavonoide tem se destacado por possuir diversas propriedades terapêuticas, como: antioxidante, anti-inflamatório, anticancerígeno, entre outros. Estudos recentes têm trazido a suplementação de rutina como algo extremamente promissor, resultados como redução dos triglicerídeos e do colesterol LDL, e aumento do colesterol HDL, demonstram que ela pode ser um protetor contra doenças cardiovasculares, ainda observa-se redução da Proteína C reativa (PCR) com a sua utilização. PCR é um marcador da atividade inflamatória do organismo e de risco de doença cardiovascular.
A obesidade leva a redução do conteúdo e da atividade de mitocôndrias no músculo esquelético, o que agrava ainda mais o quadro da doença, pois diminui a oxidação lipídica e a eficiência energética do músculo, prejudicando o metabolismo. Em um estudo a rutina conseguiu proteger o número e atividade de mitocôndrias no músculo esquelético em ratos obesos e reduzir significativamente tecido adiposo e o peso corporal, além de aumentar atividade de enzimas que promovem o surgimento de novas mitocôndrias e que transportam ácidos graxos para oxidação. Isso demonstra que a rutina pode ser uma otimizadora metabólica e prevenir e/ou tratar a obesidade nesses animais. In vitro, a rutina diminuiu a adesão, migração e viabilidade reprodutiva de células cancerígenas.
Outras enfermidades têm tido resultados positivos com a administração desse flavonoide, por exemplo na síndrome do ovário policístico, onde a rutina conseguiu diminuir o número de folículos císticos nos ovários e regularizar os níveis androgênicos. No diabetes mellitus, pois esta diminuiu os níveis de glicose sanguínea e ainda na osteopenia, pois em ratas com perda óssea acelerada este composto protegeu a densidade óssea. O mecanismo exato pelo qual a rutina promove estes benefícios ainda não é totalmente estabelecido, mas, sabe-se que tem relação com a sua atividade antioxidante. Contudo, a maioria dos estudos com este fitoterápico ainda são em animais, no entanto, resultados muito promissores tem surgido sugerindo que este flavonoide poderá ser utilizado tanto na prevenção, quanto no tratamento de diversas situações clínicas. A suplementação ainda não é disponível comercialmente e sua viabilidade ainda é questionada, para maiores informações, consulte um nutricionista.

Este texto foi escrito por Vitória Melo, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

4 comentário

Maria das Dores S.Leite 9 de março de 2017 at 00:41

Comecei a usar a rutina ,estou muito curiosa,será que a rutina pode ajudar na perca de peso?

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VITORIA MELO 9 de março de 2017 at 11:44

Olá Maria das Dores, obrigada pelo contato. Sim, existem diversos estudos mostrando excelentes resultados de rutina para a perda de gordura corporal.

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Antônio f.m de castro 13 de fevereiro de 2018 at 07:00

Se a rutina está tbem na casca do limão,melhorei bastante a saúde sem saber

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Lara Cerqueira 19 de fevereiro de 2018 at 15:41

Olá, Antônio.
Os estudos que referem os efeitos clínicos da rutina aqui divulgados trazem doses concentradas e por tanto altas. O consumo alimentar saudável e variado sempre será interessante para a saúde, ainda que sejam consumidas doses pequenas, a frequência alimentar auxilia no objetivo.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos

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