#maislife Health Nutritions Suplementos

Nutrientes Diuréticos

Os diuréticos são substâncias que auxiliam o corpo a eliminar líquidos através da diurese. Podem ser encontrados na forma de fármacos, para tratar casos como a hipertensão, doenças cardíacas, disfunção renal e estados de edema, ou encontrados na forma de suplementos diuréticos, os quais possuem compostos naturais advindos de plantas e auxiliam na diminuição da retenção hídrica de forma segura, sem causar danos ao organismo.

A urina possui importante função na regulação da homeostase corporal e é classificada como uma solução aquosa produzida pelos rins composta por aproximadamente 95% de água, além de substâncias orgânicas e sais minerais dissolvidos. Os diuréticos são capazes de aumentar o volume de urina excretada, e a eliminação de sódio na urina promove vasodilatação, ajuda a reduzir o volume do plasma, o gasto cardíaco, favorecendo, assim, a redução da pressão arterial. É importante ressaltar que, se usados excessivamente, pode haver eliminação de potássio, cloro e outros eletrólitos importantes, o que ocasiona desequilíbrio na homeostase corporal, cãibras, fadiga e fraqueza muscular.

Os estudos com as plantas que possuem propriedades diuréticas têm crescido, e essas plantas têm sido adicionadas e/ou combinadas em suplementos nutricionais com o objetivo de emagrecimento. A perda de peso é rapidamente percebida devido à redução do inchaço. Dentre as substâncias com potencial diurético presentes nos suplementos estão, principalmente, a cafeína, chá verde, Hibisco, Tribulus Terrestris, Dandelion (Dente-de-leão), Cavalinha e Uva-ursi.

Estudos sugerem que é necessária ingestão maior que 300mg de cafeína para ativar a diurese, a qual ocorreria através da inibição da fosfodiesterase no túbulo proximal dos rins, aumentando os efeitos diuréticos. Em condição de exercício físico há aumento da atividade do sistema simpático e maior produção de hormônios antidiuréticos, nesse caso a cafeína não estimularia a diurese.

O chá verde possui flavonóis e alcalóides responsáveis pela inibição da atividade da enzima conversora de angiotensina (ECA). A ECA é responsável pelo aumento da pressão através da reabsorção de sódio e água. Desse modo, a inibição dessa enzima é citada nos estudos como o motivo do aumento da diurese pelo chá verde.

A maioria das substâncias diuréticas não tem ainda seus mecanismos de ação totalmente elucidados, porém estudos demonstram alguns experimentos em ratos e em humanos onde houve aumento no volume urinário.

A perda de peso através da diurese pode ser atrativa, porém é preciso ter cuidado para não prejudicar o equilíbrio eletrolítico corporal.  A utilização de suplementos com capacidade diurética é a forma mais segura para eliminar a retenção hídrica, no entanto é indicado o acompanhamento nutricional para prescrição individualizada.

Esse texto foi escrito por Lorraine Brasil, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado por ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeito nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe nossas redes socias e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Posts relacionados

Suplementos Diuréticos

Rafael Fildes

Xô celulite: 4 dicas infalíveis

Ismael

Suplementos Diuréticos

Felipe Araújo

Deixe um comentário