Sem categoria

Hábitos Alimentares

A alimentação saudável vem sendo uma preocupação constante no cotidiano das pessoas, seja para melhorar a saúde, ou adquirir determinados padrões de beleza. Acontece que uma nutrição adequada exige quesitos importantes, como a escolha do alimento, os horários para consumi-los e como devem ser consumidos.

Se determinados alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares forem consumidos em excesso podem provocar diversos problemas de saúde. Contudo, é importante salientar que não há alimentos maus, o que ocorre é uma má alimentação. Nem sempre é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, basta haver uma combinação certa de alimentos, na quantidade adequada, e adotar algumas práticas no dia-a-dia.

Uma boa alimentação previne doenças e favorece o bom funcionamento de todo o organismo, é necessário que seja equilibrada e rica em alimentos variados que contenham proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, esses, se ingeridos em quantidades suficientes, principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos com regularidade, a alimentação se torna um fator fundamental para alcançar um bom desempenho.

A exposição a publicidade comercial pode promover alterações no consumo alimentar das pessoas. O comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores, entre eles os biológicos, psicológicos, socioculturais e psicossociais, os quais resultam na escolha de alimentos, sendo que os meios de comunicação contribuem de forma poderosa na influência sobre o consumo de alimentos pelos indivíduos, portanto fiquem alerta com as promessas milagrosas que são impostas pela mídia.

Algumas doenças crônicas não transmissíveis tais como a obesidade, o diabetes mellitus tipo 2, alterações cardiovasculares e alguns tipos de câncer vem ganhando um espaço considerável, acontece que a maioria destas doenças apresentam etiologia relacionada com aspectos comportamentais, como a alimentação e o exercício físico, os quais também tem sido historicamente, alterados. O sedentarismo, o consumo de alimentos refinados e industrializados vem tirando a capacidade de ouvir a real necessidade do corpo.

É importante estar atento pois os meios de comunicação de massa, que poderiam contribuir para a instalação de hábitos alimentares saudáveis e preventivos, ao contrário, se aproveitam da preocupação da população acerca destas questões e veicula, com frequência conceitos errôneos, seguindo-se mais a modismos ou a interesses do que à conscientização e ao bem comum.

Por esse motivo, o nutricionista é o profissional adequado para ajudar na reeducação alimentar, descobrindo nos alimentos saudáveis, estratégias para diversos objetivos. Não permita que pessoas despreparadas interfiram em seus hábitos alimentares, procure o profissional correto para adquirir os benefícios de uma boa alimentação.

Este texto foi escrito por Suélika Carvalho, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.