Sem categoria

EFAs

Os ácidos graxos (AG) são componentes orgânicos contendo carbono e hidrogênio e que podem ser produzidos a partir da metabolização das gorduras. Os AGs são classificados como: saturados, quando não existem duplas ligações entre seus átomos de carbono; monosaturados, quando existe apenas uma dupla ligação na sua cadeia; e polinsaturados quando possuem duas ou mais duplas ligações na cadeia.

Os AG saturados mais frequentemente presentes em nossa alimentação são: láurico, mirístico, palmítico e esteárico, que variam de 12 a 18 átomos de carbono. Entre os monoinsaturados, o mais frequente é o ácido oleico que contém 18 átomos de carbono. Quanto aos polinsaturados, podem ser classificados como ômega-3 (eicosapentaenóico, docosahexaenóico e linolênico), ou ômega-6 (linoleico) de acordo com presença da primeira dupla ligação entre os carbonos a partir do grupo hidroxila.

De maneira geral, os humanos geralmente utilizam os AG obtidos de sua dieta diária, mas, quando necessário, são capazes de sintetizar AG (saturados e monoinsaturados) a partir de glicose e aminoácidos por meio de reações enzimáticas de alongamento e dessaturação. No entanto, por não possuirmos as enzimas dessaturases especificamente responsáveis por adicionar uma dupla ligação antes do nono carbono a partir da extremidade metil, não conseguimos produzir os AG polinsaturados. As enzimas necessárias para essa finalidade são as delta-9 e delta-15 dessaturases e tem como principal função transformar o ácido oleico (18:1 ômega-9) em ácido linoleico (18:2 ômega-6) e ácido linolênico (18:3 ômega-3). Por esta razão, estes AG são considerados essenciais.

O termo ‘EFA‘ deriva do inglês Essential Fatty Acids, que em tradução literal significa ácidos graxos essenciais. Em geral, utiliza-se este termo para se referir a produtos que tem como componentes os AGs essenciais Omega-3 e 6, além do AG não essencial Omega-9. A combinação destes óleos auxilia no emagrecimento, favorece processos metabólicos, melhora a saúde cardiovascular e pode auxiliar na recuperação e nas funções imunes.

O Omega-3 auxilia principalmente na redução dos processos inflamatórios através da síntese de eicosanoides com menor potencial inflamatório do que o Ômega-6, que já existe naturalmente em grandes quantidades na dieta ocidental, e que, por consequência, aumentam o quadro inflamatório. O Ômega-3 compete nas vias de síntese de eicosanoides com maior potencial inflamatório provenientes do Ômega-6. Esta ação reduz o quadro inflamatório de maneira geral e facilita a mobilização de gordura. Além disso, o Ômega-3 possui propriedades que melhoram o perfil lipídico, reduzem a lipogênese hepática e o risco de problemas cardiovasculares.

Nestes produtos, o ômega 6 é encontrado na forma de um isômero com propriedades emagrecedoras chamado CLA ou ácido linoleico conjugado. Este componente tem como função principal reduzir a lipogênese e aumentar a lipólise. Além disso, alguns estudos demonstram que este o CLA pode induzir a morte dos adipócitos, tendo função interessante para o emagrecimento.

Já o ômega 9, existe com a finalidade principalmente de redução de LDL. Os óleos componentes destes produtos além de servirem como fontes de ácidos graxos essências e não essências, trazem consigo compostos fenólicos e vitaminas que possuem potencial antioxidante, imunomodulador e anticancerígeno, consequentemente reduzindo o estresse oxidativo.

Os EFAS, por agirem em sinergia, são excelentes produtos para pessoas que buscam uma forma de emagrecimento saudável e com benefícios adicionais. É importante ressaltar que estes produtos devem ser utilizados com a orientação de um profissional da área de nutrição para melhores resultados.

Esse texto foi escrito por Nicolas Riela, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado por ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeito nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.
Acompanhe nossas redes socias e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.