Sem categoria

Suplementos e sono: como dormir melhor.

Ao definir o sono, diversos pontos devem ser levados em conta,desde o ponto de vista fisiológico até a descrição do indivíduo que dorme. Cientificamente o sono é definido como um conjunto de alterações comportamentais e fisiológicas que ocorrem de forma conjunta e em associação com atividades elétricas cerebrais características. Em termos orgânicos ocorrem variações dos parâmetros biológicos, acompanhados por uma modificação da atividade mental, que correspondem ao comportamento de dormir.

Mas qual a importância de dormir? Ou melhor, qual a importância de ter um sono de qualidade?

Bem, a ação de dormir, por si só, já é de grande relevância, no entanto, devemos prezar por um sono dito de qualidade. Isto é, um sono onde o indivíduo consegue, de fato, dormir por tempo suficiente e acordar descansado (sono reparador). A duração adequada do sono tem sido relacionada à promoção de um comportamento saudável entre os indivíduos, como a realização de alimentações adequadas durante o dia, o consumo de água e a seleção dos alimentos consumidos

.O sono de qualidade é um grande aliado à hipertrofia muscular (tríade comer, treinar e descansar), e outros fatores referidos em estudos, como suporte social (conversar e dividir sentimentos com as pessoas, manter uma boa relação com a família) e a prática de atividades físicas (pelo menos três vezes na semana por 30 minutos), por exemplo. Por outro lado, uma duração de sono inadequada provoca alterações hormonais que resultam em maior ingestão alimentar e índice de massa corporal, existindo uma associação inversa entre obesidade e duração do sono – estudos encontraram que um tempo de sono igual ou inferior a 6 horas por dia aumentava o risco de obesidade além de poder ocorrer problemas como redução da eficiência do processamento cognitivo, aumento da irritabilidade e quadros hipertensivos.

Pensando na promoção de um sono melhor, alguns nutrientes podem funcionar como adjuvantes, sendo, portanto, estudados como estratégias de suplementação. A maioria das possibilidades já discutidas na ciência tem como principal foco a melhora da produção e secreção de melatonina e de precursores, como a serotonina para que por meio destes, seja possível ter uma melhora na qualidade do sono. Isso porque a melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, especialmente à noite, que influencia de maneira muito próxima os padrões do sono, sendo descrito como o neurohormônio mais importante responsável pelo controle do relógio biológico.

Dentre tais suplementos figuram as vitaminas do complexo B, cuja deficiência pode influenciar na perturbação do sono. A vitamina B12, por exemplo, contribui para a secreção de melatonina além de ter um efeito benéfico potencial sobre o sono, ritmo cardíaco e na síndrome da fase do sono em indivíduos saudáveis e a vitamina B6 é necessária da síntese da serotonina.

Consoante com Peuhkuriet al (2012) acredita-se que o efeito do magnésio sobre a qualidade do sono seja baseado no mecanismo desse mineral aumentando a secreção de melatonina da glândula pineal, estimulando a atividade da serotonina N-acetiltransferase, a enzima chave na síntese de melatonina , e sendo um agonista do ácido γ-aminobutírico (GABA) que é o principal neurotransmissor inibitório da região central do sistema nervoso (SNC) que est´bem estabelecido como favorecedor do sono.

Baixos níveis de vitamina D está associado com uma ampla gama de efeitos adversos para a saúde, incluindo insônia. baixa vitamina D sérica foi associada com maior probabilidade de curta duração e menor eficiência do sono em uma grande amostra de idosos em estudo (público que comumente sofre de insônia).

O profissional nutricionista é o mais indicado para estabelecer estratégias com suplementos alimentares, portanto, busque sempre sua opinião. A partir dessas informações podemos perceber que a ciência da nutrição considera alternativas que podem ser muito úteis para a melhora da qualidade de vida das pessoas, para que finalmente, elas possam dormir melhor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.