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Hipercalóricos: fique por dentro das suas aplicabilidades

Os praticantes de execício físico que em sua maioria almejam ganho de massa muscular e os ectomorfos têm um grande desafio, manter o balanço energético positivo (equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto energético total) e atender as necessidades energéticas nutricionais, uma vez que devido ao alto gasto energético durante as atividades e metabolismo acelerado esses indivíduos acabam perdendo mais calorias do que consumindo. Nesse sentido, praticar alimentação balanceada é de extrema importância para conservar a saúde, manter o funcionamento corporal em equilíbrio e possibilitar bom desempenho físico.

Nos dias atuais, adotar dieta altamente calórica é uma tarefa que demanda trabalho, tempo e disposição, por conta de grandes obrigações habituais. Desta forma, uma das manobras nutricionais utilizadas é o uso complementar dos hipercalóricos. Os hipercalóricos são suplementos categorizados em legislação vigente como alimentos compensadores, formulados e utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de exercício físico. No entanto, as aplicabilidades dos hipercalóricos envolvem outras circunstâncias como colaborar de modo prático para estabilidade de algumas doenças hipercatabólicas que demandam maior aporte energético ou enfermidades que atrapalham a ingestão e absorção de calorias e nutrientes. Como exemplo de neoplasias, idosos acamados ou com depleção de peso corporal, pacientes diagnosticados com anorexia nervosa, desnutrição, fibrose cística, entre outros.

Sua composição traz como característica principal alta carga calórica concentrada em pequenas porções, que o torna um complemento dietético prático. Os hipercalóricos são constituídos por prioritariamente carboidratos (maltodextrina é o mais utilizado), proteínas (a principal proteína empregada nesses produtos é a whey protein que tem alto valor biológico), lipídios e opcionalmente vitaminas e minerais. É importante destacar que por conta da sua composição, os hipercalóricos auxiliam no ganho de peso corporal total, alguns estudos demonstram que a adição extra de 500 – 1.000 calorias por dia na dieta em conjunto com treinamento de resistência promove ganho de peso, sendo que apenas 30 a 50% do peso obtido é muscular, enquanto a quantidade restante de peso é de gordura.

É recomendável que para o uso de suplementos alimentares, como exemplo os hipercalóricos, seja realizada orientação nutricional pelo profissional capacitado que auxilie quanto a forma de uso consciente e segura de acordo com as necessidades individuais, para que assim, os usuários possam desfrutar de suas  aplicabilidades de maneira proveitosa.

Este texto foi escrito por Jannine Dantas, integrante da equipe de Nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

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