Sem categoria

Picolinato de Cromo: Aplicabilidades

Os minerais são uma classe de substâncias inorgânicas encontradas naturalmente em grande variedade de alimentos. O corpo humano necessita de cerca de vinte minerais que são essenciais para inúmeros processos metabólicos e fisiológicos, tais como a contração muscular, condução de impulsos nervosos, transporte de oxigênio, fosforilação oxidativa, ativação enzimática, funções imunes, atividade antioxidante, saúde óssea e no equilíbrio ácido-base do sangue.
O cromo tem como função primordial a amplificação dos efeitos da insulina, como a captação de aminoácidos e glicose, além do estímulo da síntese proteica. A sua deficiência contribui para intolerância à glicose e alterações no perfil lipídico. O cromo pode ser encontrado em aspargos, cogumelos, ameixas, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e outros vegetais, a dose diária recomenda é cerca de 35 mcg.

O cromo exerce suas funções por meio do complexo low-molecular weight chromium-binding substance, uma apocromodulina que melhora a fluidez da membrana e permite uma melhor ligação da insulina ao seu receptor. A apocromodulina melhora a translocação do GLUT-4 (transportador de glicose) para a membrana celular e assim a captação de glicose, além disso, induz a ativação de substratos, tais como o substrato receptor da insulina e fosfoinositol-3-quinase no músculo esquelético e redução da proteína tirosina fosfatase 1B, levando ao aumento na sensibilidade à insulina.

A administração de cromo traz efeitos benéficos para portadores de Diabetes Mellitus por diminuir glicose plasmática, produtos de glicação avançada, hemoglobina glicada e resistência a insulina. Além disso, pode ser utilizado para redução dos episódios de compulsão alimentar em pacientes com distúrbio alimentar compulsivo. Os mecanismos de ação possíveis dizem respeito ao aumento da síntese de serotonina devido à melhora na atividade da insulina no cérebro e ainda a maior entrada de triptofano no cérebro, além disso, é possível que o picolinato de cromo indiretamente exerça uma influência sobre a função da dopamina via receptores de serotonina. O aumento da concentração de 5-HT nas regiões cerebrais pode melhorar os sintomas expressos de depressão e ansiedade, chaves para compulsão alimentar.

Toda estratégia nutricional deve ser orientada por um nutricionista.

 

Este texto foi escrito por Ismael Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.