Sem categoria

Maca Peruana

A Maca Peruana (Lepidium meyenii) é uma planta nativa da região dos Andes peruanos centrais, mas que também pode ser encontrada na Bolívia, Colômbia, Chile e Argentina. A espécie Lepidium meyenii Walp é a única domesticada e primariamente cultivada nas montanhas dos Andes centrais peruanos desde 2000 a.C, em altitudes de 3500 a 4800m.

Tradicionalmente, a maca é consumida pela população nativa por suas propriedades nutricionais e medicinais. O consumo pode ser feito a partir da planta fresca ou desidratada após ser cozida em água ou leite, e transformada em sucos, coquetéis, bebidas alcoólicas ou em infusão.

A maca possui baixa toxicidade e são encontradas, além da composição de macronutrientes, importantes substancias, tais como: alcaloides, fitoesteroides, compostos fenólicos, flavonoides, taninos, glicosídeos, saponinas, macaenos e macamidas.

Popularmente, a maca peruana é bastante utilizada como produto de propriedade afrodisíaca e para aumento dos níveis de testosterona. Cientificamente, a maca peruana possui evidencias que comprovam o seu efeito na melhora do desempenho sexual, ereção e na qualidade seminal. Porem, nos estudos realizados com humanos, nenhum apresenta aumento da testosterona. Estes efeitos são atribuídos a maca peruana, principalmente pelos macaenos, macamideas e propriedades antioxidantes.

Alguns estudos também demonstram que a maca peruana é capaz de reduzir os sintomas da menopausa, melhorando a qualidade de vida das mulheres neste complicado período. As propriedades antioxidantes da maca são atribuídas principalmente pelos seus fenóis e flavonoides, auxiliando assim no combate aos radicais livres, reduzindo o risco de estresse oxidativo. Estudos in vitro apontam que a maca consegue reduzir a formação de radicais livres e possui atividade imunomoduladora.

Um trabalho recente de Guo e colaboradores (2016), realizado com ratos, demonstrou que a maca peruana pode melhorar a função mitocondrial e modular a sinalização autofágica. Estes processos costumam diminuir ao longo dos anos, resultando em declínio cognitivo, como avanço da idade.

Por tudo isso, a maca peruana se constitui como alternativa eficaz para tratamento de fertilidade e como estimulante sexual. Além disso, a maca apresenta propriedades interessantes, como o seu papel imunomodulador, redutor de sintomas da menopausa e antioxidante, apesar de serem necessários mais estudos para valida-los. Vale ressaltar que a maca não possui evidencias que embasem a sua utilização como alternativa para aumento da testosterona.

Esse texto foi escrito por Nicolas Riela, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado por ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.