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CrossFit: Riscos e Benefícios

O CrossFit pode ser definido como um esporte que inclui movimentos funcionais, de alta intensidade e variações constantes. Segundo os criadores, o objetivo do CrossFit é aumentar a capacidade de trabalho e otimizar a competência física através dos domínios de resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão, baseando nos pilares de segurança, eficácia e eficiência. Assim, a intenção do CrossFit é desenvolver diversas habilidades, sendo vantajoso para todos os esportes.

Hoje em dia a busca por esportes que adotem um protocolo de alta intensidade e atividade em grupo está ganhando cada vez mais atenção. Esse método de treinamento além de trazer diversos benefícios à saúde, promove maior motivação, deixando os participantes animados e desafiados, o que facilita a adesão ao esporte.

O treino principal é denominado WOD (Workout of The Day, ou treino do dia), que combina modalidades de condicionamento metabólico, ginástica e/ou levantamento de peso. O treino de condicionamento metabólico é também chamado de “cardio” e visa melhorar a capacidade ou resistência cardiorrespiratória. A modalidade de ginástica é composta por exercícios com o peso do corpo ou calistênicos, com o intuito de melhorar a coordenação, o equilíbrio, a agilidade e a precisão. Já o levantamento de peso inclui os levantamentos olímpicos, cujo objetivo é aumentar força, potência e capacidade. A combinação dos exercícios dessa modalidade forma os treinos, podendo incluir exercícios de uma, duas ou com a três técnicas.

A prática de exercícios sem um período estabelecido de descanso deixa os participantes susceptíveis a níveis elevados de estresse induzidos pelo exercício. Uma maneira de avaliar as complicações do estresse ambiental é através de biomarcadores de estresse oxidativo. O estresse oxidativo ocorre quando o dano oxidativo através de espécies reativas de oxigênio (ROS) supera a defesa antioxidante endógena.

O treinamento intenso induz uma alta demanda na produção de energia glicogenolítica. Além de atividades anaeróbicas dominantes, atletas CrossFit também são expostos a atividades cardiorrespiratórias de alta potência, promovendo a utilização de glicogênio e tornando a disponibilidade de tal substrato crucial para o desempenho. Assim, uma inadequação na ingestão de carboidratos durante um período de treinamento CrossFit pode comprometer os estoques de glicogênio e o desempenho de exercícios e competições subsequentes. Além disso, há um aumento na ressíntese de glicogênio quando proteínas e carboidratos são combinados e consumidos imediatamente após o treino, bem como o aumento na síntese de proteínas musculares e reparo do tecido muscular.

Considerando o CrossFit como um treino de alta intensidade, alto volume e curta duração, é importante que seja acompanhado por treinadores especializados, que visam a melhora do condicionamento e a saúde dos alunos. A associação com um nutricionista garante melhor otimização dos resultados, tanto por ofertar substratos energéticos para performance, evitando a fadiga e maximizando a potência, assim como ao adequar os nutrientes para recuperação adequada.

Este texto foi escrito por Camila Rheinschmitt, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail nutrição@sncsalvador.com.br. Respeito nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Rafa 22 de setembro de 2017 at 12:03

Crossfit mudou minha vida, só vejo benefícios quando acompanhado de um bom coach!!!

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Jannine Dantas 26 de setembro de 2017 at 14:33

Olá, Rafa!

Agradecemos pelo seu feedback e ficamos feliz por você ter encontrado um exercício físico que te ajuda e te deixa feliz! Não podemos esquecer também do profissional responsável que é o educador físico. Abraços e estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

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