Sem categoria

Síndrome dos Ovários Policísticos: Estratégias Nutricionais

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma desordem endócrino-metabólica que se mostra cada vez mais frequente, atingindo até 10% da população feminina em idade fértil. Fatores genéticos e ambientais podem influenciar no aparecimento da síndrome, caracterizada principalmente pelo excesso de Testosterona e de Insulina. Este quadro corrobora numa gama de consequências negativas para o organismo, a exemplo da dificuldade no processo de emagrecimento e do surgimento de anormalidades metabólicas, como: resistência à insulina, obesidade, pressão alta, aterosclerose, síndrome metabólica, e ainda disfunções mentais (depressão, ansiedade e síndrome do pânico, por exemplo).

Deste modo, em uma parte da população, a síndrome vem junto com os ovários policísticos; em outra parte, a pessoa tem os cistos no ovário e não apresentam a síndrome; assim como, ainda existem mulheres que tem a síndrome sem apresentar nenhuma alteração nos ovários. Por isso, o diagnóstico se dá a partir de uma avaliação clínica representada por irregularidades menstruais e alguns exames que demonstram o aumento dos hormônios já destacados, dentre outros, para que haja a confirmação de que não se trata de uma consequência indireta de outro problema.

Outrossim, a testosterona em excesso traz características próprias. É, por exemplo, causa de hirsutismo, ou seja, o aparecimento de pelos em locais caracteristicamente masculinos; de oleosidade na pele, gerando acne e caspas; do excesso de conversão de testosterona em estroma numa tentativa de equilíbrio do corpo, o que gera a formação de excesso de gordura, deixando o corpo da mulher num estilo “Fiona”, caracterizado por ombros largos, pouca cintura e uma gordura distribuída de maneira mais androide (concentrada na região central do abdômen), isto é, em um formato de maçã. Esse excesso de gordura abdominal faz com que haja uma piora ainda maior no quadro de resistência à insulina, sendo maior risco para o diabetes e todas as outras desordens metabólicas já citadas.

No sentido de avaliar o tratamento da síndrome (não dos cistos, em si), foram feitos vários estudos que mostraram que uma dieta hipocalórica e exercícios podem ser suficientes, na maioria dos casos, para trazer melhoras metabólicas, bem como, em muitos casos, reverter completamente irregularidades menstruais e até mesmo a infertilidade.

Ademais, o uso de suplementos também se faz necessário. No sentido de diminuir os níveis de Testosterona e Insulina em excesso, algumas vitaminas e minerais são essenciais, tais como Zinco, Magnésio, Vitamina B6 e Cromo e, para isso, existem suplementos específicos: o ZMA e o Picolinato de Cromo. Têm-se ainda o Ômega 3, o qual diminuirá o processo inflamatório geral causado pela síndrome; a Coenzima Q10 para melhora da atividade mitocondrial, glicemia e desordens mentais; a Glutamina e Probióticos, já que a microbiota intestinal está intimamente ligada com o sistema nervoso e com a redução de inflamação; entre outros.

Sabendo que a nutrição não caminha sozinha, é necessário que haja um tratamento multiprofissional para o sucesso. Algumas medicações e anticoncepcionais podem ser recomendados, por exemplo, contanto que estas escolhas sejam à base de recomendações médicas. Nesse sentido, as mulheres com suspeita ou diagnóstico de SOP devem procurar os profissionais envolvidos para que, em conjunto, seja definida qual será a melhor estratégia para o problema, já que o tratamento precisa ser individualizado – coisa que dietas prontas na internet não vão trazer. Cada pessoa é única e o profissional precisa adequar a estratégia à pessoa e seu estilo de vida.

Este texto foi escrito por Lory Stephane, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.