Sem categoria

BPA

Você já ouviu falar que algo contém BPA? Se ainda não ouviu, comece a prestar atenção. A sigla BPA é proveniente de um produto químico industrial conhecido como Bisfenol  A, que está mais presente em nossas vidas do que você imagina e pode trazer danos à saúde. Esta substância é bastante utilizada na fabricação de produtos plásticos como copos de café e mamadeiras que, em contato com o calor, pode ser liberada e trazer prejuízos ao nosso organismo.

Tudo começou com o desenvolvimento da química orgânica e sintética por volta do século XX, onde os plásticos (polímeros sintéticos) foram criados. Devido ao baixo custo e praticidade, o plástico começou a ser utilizado em diversos tipos de embalagens. Contudo, por possuir aspecto quebradiço, denotava fragilidade ao produto, o que não era interessante. Como a indústria não poderia comercializar produtos com aspecto frágil, o Bisfenol A caiu como uma luva aumentando a resistência e durabilidade.

Por ser um composto de excelentes propriedades físicas e químicas, o BPA também é utilizado na produção de mamadeiras, brinquedos, utensílios domésticos, embalagens retornáveis de água, cervejas, refrigerantes, frascos para alimentos infantis ou ainda na área farmacêutica em resinas de implantes médicos e dentários. O grande problema da utilização de BPA é a possibilidade de migração deste composto para o produto acondicionado. De acordo com relatos da literatura, baixas doses de Bisfenol A têm efeitos adversos sobre a fertilidade, o sistema nervoso, diabetes, câncer, obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas.

Os possíveis danos causados pelo BPA ainda são controversos e sua adição nos polímeros sintéticos ainda é permitida. Contudo, já é possível encontrar produtos livres de PBA que não trarão possíveis riscos a sua saúde. Para encontrar os produtos livres de bisfenol A é só procurar pelo selo “BPA free” presente geralmente no fundo do produto.

“Este texto foi escrito por Marcelo Caldas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.