Sem categoria

Conheça a Groselha Negra

A groselha negra (Ribes Nigrum L.) é uma fruta cultivada em várias regiões do mundo onde o clima é temperado, sendo geralmente em regiões mais frescas da Europa e Nova Zelândia. O nome groselha negra não é comum nos mercados brasileiros, mas o licor de cassis é um derivado desse fruto, já que o cassis é outra denominação.

Saborosa, e rica em vitamina C, possui substâncias benéficas como, pectina, micronutrientes e macronutrientes, e óleos essenciais. A groselha negra contém também substâncias fenólicas que possuem propriedades antioxidante, e antimicrobiana, importantes para a manutenção de órgãos e sistemas, como o gastrointestinal, nervoso e circulatório.

As folhas e a fruta possuem potentes antioxidantes que vão agir combatendo os radicais livres produzidos pelo corpo, causados as situações de estresse no modo geral.  Já sua semente é submetida a prensa gerando o óleo de groselha negra, que possui o ácido gama linolênico (GLA). Este é considerado um óleo essencial (o qual não é produzido pelo nosso corpo), sendo possível de ser obtido da alimentação através dos óleos de girassol, algodão, soja e milho que não contém GLA, mas, contém o seu precursor, o qual é convertido em ácido gama linolênico pelo organismo. A ingestão e conversão adequada deste ácido está relacionada a diminuição da inflamação.

Devido a todos esse benefícios foi rotulada como: “super-fruta”. O GLA é possível de ser adquirido por meio de suplementos para os fins já citados, já a fruta e as folhas, não são facilmente encontradas em terras brasileiras devido ao clima.

O Brasil possui uma grande diversidade de frutos, então a dica é: invista em uma alimentação que seja rica nesses alimentos pois são fonte de antioxidantes. E para adequar o seu plano alimentar de acordo a suas necessidades, procure sempre um nutricionista!

Este texto foi escrito por Caroline Lima, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.