Sem categoria

Cranberry

A Cranberry (Vaccinium macrocarpon) é uma planta nativa da América do Norte e possui similaridades com outras espécies como a blueberry e a lingoberry.  O suco de cranberry vem demonstrando vários benefícios à saúde, incluindo prevenção de adesão bacteriana no trato urinário (UTI) e úlceras estomacais, protegendo contra a oxidação de lipoproteínas e atividade anticâncer (in vitro). Muitos destes efeitos benéficos são relacionados à presença de grupos fenólicos na fruta. Um estudo realizado com a cranberry e outras 20 frutas a classificou como a sexta melhor fruta em potencial antioxidante.

Os grupos fenólicos, responsáveis pela ação benéfica da cranberry, são diversos e incluem antocianinas, flavonóides, proantocianidinas, taninos condensados e ácidos fenólicos de baixo peso molecular. Devido à essa composição rica em compostos bioativos, o extrato de cranberry, assim como seu suco, possui capacidade de neutralizar espécies reativas de oxigênio, proteção cardiovascular e capacidade anticancerígena.

A utilização de produtos à base de cranberry com uma dose apropriada do seu princípio ativo, parece ser eficaz na prevenção do aparecimento de infecções urinarias por Escherichia Coli (bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior). Contudo, a suplementação da cranberry não parece combater a infecção.

A cranberry é bastante popular nos Estados Unidos e Canadá, porém não faz parte da alimentação do brasileiro, mas os suplementos a base dessa superfruta podem ser encontrados em farmácias e lojas de suplementos. Vale ressaltar que a utilização de cranberry deve ser feita de acordo com a recomendação de um nutricionista.

“Este texto foi escrito por Marcelo Caldas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.