Sem categoria

Quitosana emagrece?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Quitosana é um alimento funcional. Sua principal função é não permitir que a gordura seja absorvida, atuando então no emagrecimento. Será que é isso mesmo? Vamos lá entender então!

A quitosana é uma fibra dietética utilizada como uma das estratégias para o emagrecimento. Esse componente é proveniente das cascas de siri, camarões e lagostas em forma de quitina. Sofre desacetilação e se torna quitosana, classificada também como bloqueador de gordura.

Ao ser ingerida, a quitosana transforma-se em gel ao entrar em contato com as condições estomacais ácidas, antes das refeições. Esse gel tem carga positiva distribuída por todo o polímero, que então torna-se apta a atrair as moléculas carregadas negativamente como os ácidos graxos e sais biliares. Quando as gorduras ingeridas entram em contato com o gel, são então capturadas pelas moléculas do polímero e levadas ao intestino, onde há pH básico. A quitosana é solidificada então, ficando em volta da gordura, protegendo-a da ação de enzimas e não permitindo que sejam absorvidas, sendo posteriormente excretada pelas fezes.

Cada grama de quitosana é capaz de capturar e eliminar 8 gramas de gordura ingerida. Esses mecanismos fazem com que haja diminuição da gordura corporal, e redução dos índices de colesterol sérico, do LDL (colesterol ruim), e triglicérides, sem interferir no HDL (colesterol bom).

Estudos realizados com indivíduos eutróficos, com sobrepeso e obesidade, encontraram resultados interessantes com o suplemento. Sua utilização permitiu que os indivíduos perdessem cerca de um quilo por mês. Esses estudos duraram ainda de 2 a 3 meses com uso contínuo, entretanto sem elucidar se havia prejuízo na absorção de vitaminas lipossolúveis, por exemplo.

A quitosana tem demostrado evidências de eficácia para facilitar a diminuição do excesso de gordural corporal e dos níveis lipídicos. Entretanto, é muito importante a orientação de um nutricionista quanto ao uso deste suplemento.

Este texto foi escrito por Caroline Lima, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.