Sem categoria

Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb surgiu da necessidade de emagrecimento e desde então se tornou a preferida quando se trata desse assunto.  Segundo a Dietary Reference Intakes a ingestão de carboidratos para a população em geral teria que estar entre 45 a 65% do valor energético total da dieta, porém em 1863 o britânico William Banting escreveu o primeiro livro de dieta para perda de peso, chamado “Carta sobre a Corpulência” em que ele relatava toda sua trajetória com a dieta Low Carb. E atualmente essa estratégia ainda é utilizada, já que a dieta Low Carb consiste em diminuir a quantidade do carboidrato para que em resposta à menor disponibilidade de glicose, alterações nas concentrações dos hormônios insulina e glucagon ocorram, o corpo armazene menos gordura, gere maior oxidação de gordura e proporcione o emagrecimento.

O raciocínio para redução de carboidratos na dieta é oriundo do mecanismo básico onde tem-se o carboidrato como a principal substância que promove a secreção da insulina, o hormônio mais anabólico que tem no nosso corpo. Por isso, uma de suas principais ações seria armazenar energia em forma de glicogênio nos músculos e fígado além de gordura nos adipócitos.  Além disso, muitos estudos mostram melhora significativa nos marcadores da síndrome metabólica mesmo sem a perda de peso. A síndrome metabólica reflete um grupo de marcadores que indica a presença da obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

É importante salientar que há diferença entre a dieta Low Carb e a dieta cetogênica,  essa última pode chegar a um percentual de gordura por volta de 70% da ingestão calórica total, enquanto a quantidade de carboidratos chega no máximo a 5% (até 50g) e 25% de proteína. Já a dieta Low Carb pode-se ter a proporção de 40% de lipídios, 40% proteínas e 20% carboidratos, por exemplo e é caracterizada por consumo abaixo de 200g de carboidratos por dia ou entre 50-150g. Portanto, toda dieta cetogênica é Low Carb, mas o contrário nem sempre se aplica. Essa dieta pode ser hipocalórica ou isocalórica, sendo então complementada com percentual maior de gorduras e/ou proteínas.

Artigos científicos mostram que a curto e médio prazos a dieta com baixo carboidrato tem mais eficiência para emagrecimento do que dietas convencionais, porém a longo prazo (1 ano por exemplo) as pessoas submetidas à essa estratégia podem entrar no efeito platô, já que essa é uma forma de defesa do nosso organismo para poupar energia. Além da já sabida perda de peso, os biomarcadores de síndrome metabólica como triglicérides, LDL e sensibilidade à insulina também foram alterados melhorando assim o perfil metabólico dos participantes.

A literatura disponível mostra também que dietas com alto teor de gordura podem atingir desempenho igual ou maior para o exercício de resistência, no entanto, desempenho mais baixo para o exercício de alta intensidade quando comparado com dietas ricas em carboidratos. Isso foi comprovado testando corredores de resistência treinados e ciclistas depois de aderirem a dietas com alto teor de carboidratos e gorduras para observar características de desempenho. Por isso, é necessário cautela com relação ao uso desse tipo de estratégia para atletas, pois visando melhor desempenho, nem sempre essa será uma boa alternativa.

Portanto, a dieta Low Carb pode ser uma estratégia importante para o emagrecimento, porém é relevante levar em consideração a individualidade biológica do indivíduo.  Para os atletas deve-se analisar se o desempenho do mesmo não será alterado e além disso, é importante buscar ajuda de profissionais capacitados para o acompanhamento correto desse tipo de dieta.

“Este texto foi escrito por Thaís Fontana, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.