#maislife Health Mindblowing Stuffs Nutritions Sem categoria Suplementos

Vamos falar sobre a lactose?

O leite de vaca é um dos principais alimentos do dia a dia do brasileiro. Além de ser uma grande fonte de cálcio, ele ainda tem em sua composição a água, carboidrato, lipídios, proteínas e sais minerais. No entanto, o carboidrato do leite, também conhecido como lactose, vem sendo alvo de preocupação para muita gente, tornando a seguinte pergunta bastante recorrente: “Este produto tem lactose”?

A lactose, nada mais é, do que um dissacarídeo encontrado no leite, formado por dois monossacarídeos (glicose e galactose) e que desempenha funções importantes no metabolismo humano. Ao ser hidrolisada pela lactase, enzima produzida pelos enterócitos na região da borda em escova, ela ajuda na absorção de cálcio, magnésio e fósforo encontrados no leite e otimiza a utilização de vitamina D pelo organismo. Encontramos a lactose em alguns produtos lácteos, além do leite, como queijos, iogurtes, whey protein, entre outros importantes para nossa saúde e desenvolvimento.

No entanto, de repente, começaram a aparecer nas mídias sociais as tais dietas milagrosas com a retirada da lactose das refeições para a perda de peso. Mas, e aí? Lactose faz mal para o organismo? A retirada da lactose vai ajudar no emagrecimento? Devo retirar a lactose da minha dieta? Bem, se você não produz a lactase, ou seja, tem intolerância à lactose, ela deve ser retirada da dieta ou diminuída, pois a não digestão desse carboidrato traz alguns desconfortos intestinais como gases, náuseas, inchaço e até mesmo diarreia. Neste caso, a literatura cientifica indica a retirada da lactose ou redução do consumo dos alimentos fontes. A exclusão total, ou não desse carboidrato da dieta vai depender da susceptibilidade individual, já que existe uma quantidade mínima em que os intolerantes a lactose podem consumir. Algumas alternativas para que os alimentos não sejam excluídos é a utilização de sachês enzimáticos, a base da enzima lactase, ou até mesmo produtos lactose free, que hoje em dia são facilmente encontrados em mercados e lojas de suplementos.

Sobre a retirada da lactose com a intenção de promover o emagrecimento, ainda não há evidências científicas que comprovem isto. Talvez os resultados sejam interessantes por conta da restrição calórica que estas dietas propõem, mas nada diretamente com a lactose. Algumas regiões brasileiras trazem grande número de pessoas intolerantes a lactose e o consumo inadequado pode prejudicar a saúde intestinal que tem relação direta com a saúde como todo, nestes casos, o processo de emagrecimento pode ser prejudicado e portanto, sugere-se que a redução do consumo de lactose pode  facilitar o processo.

Logo, podemos afirmar, que a lactose é um carboidrato importante para o organismo, principalmente na absorção de cálcio, podendo até prevenir doenças como a osteoporose, mas deve ser ponderada pelos intolerantes à lactose.

Este texto foi escrito por Rafael Soeiro, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Posts relacionados

Whey e Infância

Michel

L-Carnitina e Emagrecimento: Serve ou Não?

Felipe Araújo

Suplementação de piruvato

Rafael Soeiro

Deixe um comentário