Sem categoria

Suplementação para Ironman

O esporte é um grande fenômeno social da atualidade e vem evoluindo muito nos últimos tempos. Tanto a prática de exercício físico como o esporte já são definidos como elementos indispensáveis na forma de vida do ser humano
e isso é percebido, pois quando falamos em qualidade de vida esses dois quesitos estão explicitamente inseridos. A natação, o ciclismo e a corrida são categorias do esporte que juntos e de forma ininterrupta formam o Triathlon. Além de ser considerado um esporte de resistência (longa duração), o Triathlon mais longo é conhecido como Ironman, afinal de contas são 3,8Km de natação, 180Km de ciclismo e 42,2Km de corrida. No Brasil, o primeiro Ironman aconteceu em 1982, na cidade de Porto Seguro, Bahia, mas não teve caráter competitivo e seu percurso foi inferior ao tradicional. Em 2001, a prova começou a acontecer na cidade de Florianópolis em Santa Catarina onde apresentou rápido crescimento no número de participantes. Atualmente, quase 2000 atletas competem nesta que é considerada uma das mais importantes provas da modalidade, já que é classificatória para a etapa do Havaí. O melhor tempo já registrado em um Ironman ocorreu na Áustria pelo belga Marino Vanhoenacker em 2011, com a marca de 7h45min58s.

Por se tratar de uma prova de longa duração é imprescindível a utilização de suplementos alimentares, pois o sistema energético que predomina nessa modalidade é a glicólise aeróbica em que o glicogênio é utilizado e é o e seu esgotamento é a principal causa de fadiga durante esse esporte. Por essa razão recomenda-se a ingestão de 200g a 300g de carboidrato de lenta absorção (preferencialmente waxy maize ou palatinose) de 3 a 4 horas antes do exercício. Durante a prova a reposição deve acontecer a cada 1 hora com o consumo de 30g a 60g o que corresponderia a uma ou duas embalagens dos carboidratos em gel, respectivamente. É fundamental também o uso de suplementos hidroglicoeletrolíticos intra e após prova ou treinos extenuantes para reposição de carboidratos, eletrólitos, líquidos e proteína (oferecida na forma de Whey Protein Hidrolisada parece exercer melhor papel na reposição também de glicogênio).  Através do sistema de termorregulação que nosso corpo possui, o atleta produz o suor para que a sua evaporação impeça super aquecimento corporal e consequente interrupção do exercício. Devido a isso, a hidratação antes, durante e após a prova é de suma importância já que a cada hora pode haver perda de até 2L de líquidos. Apesar de suar ser importante, através desse mecanismo há perda de sais minerais juntamente com o suor, principalmente sódio, mas não menos importante, há perda também de potássio, cloro e magnésio, que devem ser repostos durante e após o Ironman. Ademais, por se tratar de um esporte de longa duração, os estudos indicam que a glutamina tem sua rota alterada do intestino e células de defesa para o fígado onde será convertido em energia e para os rins. Devido a isso, a suplementação contínua de glutamina se faz necessária, pois se tratando de um aminoácido condicionalmente essencial nosso corpo não dá conta de produzi-la de maneira suficiente para todos os sistemas que a utilizam durante a prática de exercícios extenuantes. Tão importante quanto as outras suplementações citadas anteriormente seria a oferta de antioxidantes devido a produção excessiva de radicais livres fazendo com que nosso corpo não consiga equilibrar a produção desses radicais e de antioxidantes.  Por isso, é  indispensável o uso de suplementos alimentares para que a prática do Ironman seja realizada com eficiência e menor desgaste possível.

“Este texto foi escrito por Thaís Fontana, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.