Sem categoria

Você conhece a Beta Alanina?

A prática de exercícios físicos aumentou muito nos últimos anos e os indivíduos estão buscando cada vez mais um melhor condicionamento físico. Para otimizar os efeitos, está ocorrendo o uso crescente de recursos ergogênicos, como os suplementos nutricionais. Dentre os diversos suplementos nutricionais existentes, um que merece destaque é a β-alanina, uma vez que diversas pesquisas científicas têm demonstrado que seu uso é efetivo.

Nos exercícios de alta intensidade algumas variáveis do fluxo sanguíneo, o pH e a temperatura podem levar ao acúmulo de íons hidrogênio (H+), derivados do consumo energético, que causam efeitos negativos nos processos contráteis ou de transferências de energia, inibe enzimas da via glicolítica e proteínas miofibrilares, dessa forma causam prejuízos na força e contribui com a fadiga.

Nesse contexto,  insere-se a suplementação da β-alanina, uma vez que ela é considerada recurso eficiente na elevação os níveis de Carnosina intramuscular. A Carnosina é um dipeptídeo composto pelos aminoácidos β-alanina e L-histidina através da enzima Carnosina sintetase. Este composto apresenta diversas funções fisiológicas benéficas no organismo, sendo o mais bem elucidado, o seu papel no músculo esquelético na regulação do equilíbrio ácido base. Isso é decorrente do seu pKa (constante de dissociação de ácidos) que é o ideal para atuar como tampão fisiológico, dentro da faixa de transito de pH que ocorre no músculo esquelético do repouso até a fadiga por meio do exercício intenso.

A Carnosina demonstrou ser mais eficaz em relação aos prótons do que o bicarbonato (pKa 6,3) ou o fosfato inorgânico (pKa 7,2), que são os outros dois principais tampões fisioquímicos, sobre a faixa de pH fisiológica.Apesar dos seus benefícios, a suplementação de Carnosina oral não seria um método eficiente para aumentar os níveis de Carnosina muscular em seres humanos. Isso se deve a existência da enzima carnosinase que catalisa a quebra de Carnosina, que está presente no soro e em vários tecidos. Logo, se a Carnosina fosse ingerida, seria metabolizada antes de atingir o músculo esquelético.

Alguns estudos demonstraram que a Carnosina reduz seus níveis com o passar dos anos. Isso pode ser justificado pela perda de massa muscular associada a idade, sarcopenia, que leva a redução das fibras musculares, visto que a Carnosina se encontra armazenada em maior quantidade no músculo esquelético.
Para melhorar os efeitos da β-alanina, as pesquisas mostram que a suplementação de uma dose crônica de 4 – 6g por dia, fracionada em 2g ou menos, durante duas semanas no mínimo, combinado com alguma refeição seria mais eficaz. Isso resultaria em um aumento de 20 – 30% nas concentrações de Carnosina muscular.

Dessa forma, podemos perceber que a suplementação de β-alanina é considerada uma estratégia válida para melhorar o desempenho nos exercícios. Lembramos que o nutricionista é o profissional qualificado para analisar as necessidades individuais e ofertar esse suplemento de maneira adequada.

Este texto foi escrito por Glenda Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Talita 1 de dezembro de 2018 at 16:19

Boa tarde, mas se tomando de forma oral não ia adiantar, como ia ser administrado ?

Responder
Glenda Oliveira 5 de dezembro de 2018 at 20:08

Olá Talita,
A suplementação oral de Beta Alanina é bem eficaz. No nosso organismo ela se liga a Histidina formando a Carnosina que irá desempenhar os efeitos ergogênicos no organismo. Entretanto, a suplementação de Carnosina não seria tão eficaz para os parâmetros de melhora de desempenho. A equipe da SNC Salvador agradece pelo comentário e qualquer dúvida estamos a disposição.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.