Sem categoria

Os benefícios do Colágeno tipo II

O Colágeno tipo II é uma proteína encontrada em locais que resistem a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos, além disso, vale destacar a sua predominância na cartilagem articular. A função de resistência e elasticidade é proporcionada devido à organização quaternária paralela a um eixo da proteína, culminando na formação das fibras de colágeno.
Entretanto, a estrutura da cartilagem não está imune a deterioração podendo ser degradada pelas enzimas do corpo. Quando há desregulação nos condrócitos, células responsáveis pela manutenção da matriz cartilaginosa, ocorre maior degradação do que a síntese da cartilagem mediada por enzimas chamadas de metaloproteases.
Há alguns casos, nos quais ocorre esse desequilíbrio entre a degradação e síntese do colágeno, como  a osteoartrite e artrite reumatoide. As mesmas são caracterizadas como doenças articulares degenerativas sendo mais prevalentes entre indivíduos com idade superior a 65 anos. Ademais, uma variedade de condições podem ocasionar os referidos acometimentos, dentre elas, destacam-se a sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e membrana sinovial e fatores genéticos, sendo comum as pessoas apresentarem quadros de dor.
Em busca de novos tratamentos e melhora na qualidade de vida dos indivíduos com essas afecções, houve a busca pelos nutracêuticos para aliviar a dor e o desconforto. Um deles é o colágeno de tipo II não desnaturado (UC-II), derivado de cartilagem de esterno de frango. O UC-II estimula a tolerância oral, ou seja, dessensibiliza o sistema imunológico, evitando assim o ataque à estrutura da cartilagem. Dessa forma, há melhora na inflamação, na dor e no equilíbrio entre a síntese e degradação do colágeno.
Evidencias cientificas apontam que doses padronizadas do UC-II são capazes de melhorar as funções físicas, rigidez das articulações, amplitude do movimento articular, a dificuldade de andar, de subir escadas e até mesmo dores no repouso. Além disso, o uso desse nutracêutico não apresenta efeitos colaterais quando comparado à outros tratamentos.
Assim o colágeno tipo II não desnaturado, é efetivo no equilíbrio e melhora das funções articulares, auxiliando na reconstrução da cartilagem. Tendo como consequência a redução da inflamação, da dor, o reestabelecimento da mobilidade e de modo geral da qualidade de vida das pessoas com osteoartrite, artrite reumatoide, lesão articular, lesão na cartilagem, dentre outras afecções. Para avaliar se esta alternativa suplementar é ideal para seu contexto, busque um nutricionista.

Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Conceição Nunes 15 de janeiro de 2018 at 19:30

Gostei dá explicação sobre o colágeno tipo ll

Responder
Ingrid Conceição 22 de janeiro de 2018 at 09:54

Muito obrigada Conceição Nunes. Se houver alguma dúvida relacionada à nutrição ou uso de suplementos a equipe de Nutrição da SNC Salvador está sempre disponível, também é possível nos encontrar nas lojas SNC Salvador.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.