Sem categoria

Whey Protein – Muito além da hipertrofia e emagrecimento

As proteínas solúveis do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo. Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.
Indivíduos fisicamente ativos, sejam eles atletas ou desportistas, beneficiam-se da utilização desta interessante fonte proteica, de alto valor biológico e com propriedades únicas como a sua velocidade de absorção, para a busca da hipertrofia e ou emagrecimento de maneira mais eficiente. A ação sinalizadora na cascata de síntese proteica, auxílio na redução da gordura corporal e poder sacietogênico são algumas aplicabilidades procuradas por estes indivíduos.
Entretanto, os benefícios do whey vão além disso. A maior justificativa para demais efeitos do whey, é o fato de ser uma das mais ricas fontes de peptídeos bioativos. Estes compostos podem ser definidos como fragmentos de proteína que exercem algum benefício no individuo além da função nutricional. Todas as fontes de proteína podem gerar peptídeos bioativos, mas as proteínas do soro do leite são fontes mais ricas e efetivas para estes benefícios.
Esses peptídeos bioativos apresentam inúmeras atividades benéficas. Dentre elas, atividade antimicrobiana (causa alteração na membrana das bactérias), imunomoduladora (estimula a fagocitose, liberação de anticorpos, regulação de citocinas), ação antihipertensiva (inibe a enzima conversora de angiotensina, melhora a produção de oxido nítrico e bloqueia a liberação de endotelina) e controle glicêmico (aumenta sensibilidade a insulina).
Estes benefícios podem auxiliar em diversas condições clínicas. Entre os públicos que podem ser beneficiados pela utilização do whey estão os diabéticos, hipertensos, idosos e imunossuprimidos. Por isso, a utilização da suplementação de whey vai muito além da hipertrofia e do emagrecimento, sendo uma interessante alternativa de suplementação para prover benefícios a saúde.

Este texto foi escrito por Nicolas Riela, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.