Sem categoria

Fitoterápicos diuréticos

Em muitas culturas, as plantas e seus extratos são utilizados com finalidades terapêuticas. Uma das possibilidades é o consumo de chás e suplementos para eliminação de líquido corporal, chamados de diuréticos, os quais também exercem funções antioxidantes. A retenção hídrica ou inchaço no corpo (ou parte dele) pode ser causada por diversos fatores, como hipertensão arterial, problemas renais, consumo excessivo de sódio e sedentarismo, além de ser bastante acentuado no período pré-menstrual e gravidez.

Os suplementos diuréticos impedem a retenção de líquidos e podem trazer fitoquímicos que impedem o acúmulo de gorduras, principalmente na região abdominal. Os compostos presentes reduzem a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas. Estas se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. Alguns estudos apontam que flavonoides presentes em diuréticos contendo hibisco, por exemplo, possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o HDL e diminuir o LDL e pressão arterial. Outra característica do hibisco é sua ação diurética através do flavonoide quercetina, além da possível ação na aldosterona, hormônio regulador do balanço hidroeletrolítico do corpo. O chá verde e o chá preto se destacam no mecanismo antioxidante, pois eles contêm compostos fenólicos que inibem os radicais livres, que causam danos nas células e podem dar origem a diversas doenças.

Estes princípios ativos, encontrados nos suplementos diuréticos, podem beneficiar indivíduos com retenção hídrica ou edema, principalmente por atuarem sinergicamente, mas devem ser evitados por indivíduos com hipotensão arterial, alteração hepática e estado de hipoidratação. Existem ainda outras variedades de fitoterápicos diuréticos, mas todos devem ser cautelosamente consumidos devido aos possíveis efeitos colaterais quando não são aplicados adequadamente.  Por isso, busque o auxílio de um nutricionista para identificar se esta estratégia é necessária para o seu contexto.

Este texto foi escrito por Bárbara Oliveira Alves, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.