Sem categoria

Vantagens da caseína

As proteínas são as mais abundantes macromoléculas biológicas e representam o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo. Este macronutriente é essencial para o adequado funcionamento do corpo humano e exerce funções tanto para hipertrofia, quanto para emagrecimento. Devido a sua importância nutricional, muitos suplementos alimentares foram criados com o intuito de  auxiliar na oferta proteica diária, como a whey protein, caseína, albumina, hiperproteicos, entre outros.

Um dos alimentos proteicos mais consumidos no mundo é o leite. Constituído de 87,1% de teor de água, possui também em sua composição, lactose, gordura, albumina, caseína, fosfatos e minerais. Em sua fase líquida, o leite apresenta partículas suspensas de gordura e micelas de caseína. Além da caseína, que constitui 80% da fração proteica das proteínas do leite, o leite possui também as proteínas do soro, correspondente a 20% da fração proteica deste alimento.  A caseína e a proteína do soro do leite são bastante utilizadas na indústria da suplementação, contudo, mesmo proveniente do mesmo alimento, suas características e aplicabilidades são distintas.

A proteína do soro do leite, mais conhecida como whey protein, é a suplementação mais vendida no mundo. Esta, possui rápida absorção e por isso é bastante indicada nos pós treinamento, enquanto que a caseína, por ser uma proteína de lenta absorção servirá de aporte proteico durante o dia, sendo também bastante utilizada antes de dormir. O International Society of Sports Nutrition classifica a suplementação de caseína como uma das melhores para oferta proteica diária, e por isso a suplementação de caseína, assim como de outras fontes proteicas trazem uma melhor resposta fisiológica, hormonal e imunológica ao treinamento.

Dentre as vantagens da caseína, destaca-se o seu efeito sacietógeno. Por ser uma proteína micelar de lenta absorção, a caseína quando utilizada, gera maior saciedade do que outros tipos de proteína. Estudo realizado com 32 homens utilizando 20g de caseína, whey, proteína da ervilha, albumina ou maltodextrina comprovou que diferentes fontes proteicas possuem efeitos metabolicos distintos e que a caseína e a proteína da ervilha tiveram efeitos interessantes na redução de ingestão de alimentos a longo prazo, ocasionado por um maior efeito de saciedade.

O suplemento proteico a base de caseína é geralmente oferecido antes de dormir, isto porque, a caseína é hidrofóbica, de difícil solubilização, sendo mais lentamente digerida e absorvida, sendo considerada uma proteína time-release que teria como maior objetivo manter a aminoacidemia constante na corrente sanguínea, visto que, durante o sono, o individuo estará em estado não alimentado.

Estudo recente comprova que a utilização de fontes proteicas antes de dormir é essencial para evitar o catabolismo ocorrido durante o sono. Independente da fonte, a proteína trará benefícios também para o treinamento, fazendo com que o processo de hipertrofia durante as 24h seja potencializado. Contudo, devido a particularidades da caseína, quando comparada com outra fonte em mesma quantidade, este tipo proteico leva vantagem pelo seu perfil estrutural.

O aporte proteico diário é essencial para todos os indivíduos principalmente praticantes de atividade física que objetivam melhora da composição corporal. O tipo de proteína a ser utilizado vai depender do momento e necessidade de cada indivíduo. Diante das características apresentadas pela caseína, em momentos como os lanches e antes de dormir, esta é a proteína mais indicada. A quantidade de caseína a ser utilizada é individual e depende da estratégia nutricional de cada profissional.

“Este texto foi escrito por Marcelo Caldas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador)”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.