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Saúde cerebral: alimente sua memória!

Manter uma alimentação adequada e saudável é uma tarefa constante e não tem como única finalidade manutenção do “corpo ideal” ou eutrofia, muito pelo contrário. Você sabia que suas escolhas alimentares podem impactar no funcionamento do seu Sistema Nervoso Central (SNC), mas especificamente pode influenciar o seu cérebro e a sua memória?

Excesso ou deficiência de determinados nutrientes, longos períodos sem se alimentar ou até mesmo a desidratação podem gerar manifestações clínicas como: apatia, irritabilidade, nervosismo, cansaço, falta de atenção e até mesmo lapso de memória. Sendo assim algumas modificações na alimentação e estilo de vida podem beneficiar o funcionamento cerebral, facilitando a atuação dos transmissores neuronais importantes para memória.

A ingestão alimentar tem que ser enriquecida de gorduras boas, principalmente do ácido graxo poli-insaturado ômega 3, mais especificamente a porção DHA, pois ele é um dos principais formadores da bainha de mielina das células nervosas, responsáveis por acelerar a velocidade dos impulsos nervosos, auxiliando no aprendizado e memória, além disso o ômega 3 também é um excelente modulador inflamatório, antioxidante e participa da síntese dos neurônios. Em contrapartida deve-se minimizar o consumo das gorduras trans, presentes nos alimentos ultraprocessados, pois estão associados a efeitos maléficos ao cérebro e outros órgãos importantes do corpo.

Outro nutriente que serve como principal combustível energético utilizado pelo SNC é a glicose, no entanto é importante priorizar fontes de carboidratos complexos, como é o caso dos cereais integrais, ricos em fibras. O consumo das vitaminas e minerais é essencial, pois eles são cofatores enzimáticos, ou seja, durante todo processo metabólico e absortivo o nosso corpo precisa desses componentes. Soma-se a isto a propriedade antioxidantes que esses nutrientes possuem, oferecendo assim proteção contra o estresse oxidativo e radicais livres, bem como auxiliando especificamente no bom funcionamento cerebral, destacamos especialmente colina; vitaminas A, C e E; ferro; zinco e magnésio. Sendo assim atente-se ao consumo diário de frutas e hortaliças.

Além disso, existem os nootrópicos que são medicamentos e suplementos utilizados para melhorar as capacidades cognitivas. Em destaque os suplementos nootrópicos que têm comprovações científicas na melhora do funcionamento cerebral e da memória são: Creatina, Acetil L- Carnitina, Tiptofano, Panax Quinquefolius (Ginseng) e Ginkgo Biloba. Eles são importantes associados a um estilo de vida saudável e somados a exercícios diários podem melhorar a qualidade da mente e do corpo. Para uma orientação mais individualizada  procure um Nutricionista!

Este texto foi escrito por Jannine Dantas, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

 

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