Sem categoria

Sarcopenia

A sarcopenia é definida pelo declínio da massa muscular relacionado a idade com perda de função e força. Esse declínio ocorre devido a redução da quantidade das fibras musculares tipo I (contração lenta) e tipo II (contração rápida) preferencialmente. A sarcopenia está relacionada à incapacidade física, morbidade e mortalidade, além de ser um forte preditor de quedas. Também está associada com aumento do risco de doenças cardíacas, hipertensão e diabetes tipo II.

Essa condição também pode estar associada a obesidade, sendo conhecida como obesidade sarcopênica e representa um importante problema de saúde pública, pois decorre da adição de duas epidemias que tem aumentado substancialmente em todo o mundo e está relacionada a piores condições cardiometabólicas e funcionais.

Entre 20 e 60 anos de idade o tecido muscular esquelético diminui cerca de 40%, sendo que depois dos 30, a massa muscular reduz cerca de 3 a 8% por década e acelera ainda mais após a idade de 60 anos. Além dos fatores fisiológicos, as mudanças nos padrões do estilo de vida, principalmente alimentação inadequada e inatividade física são alguns dos fatores apontados como relacionados a essa condição.

Uma dieta balanceada e a prática de atividade física são as principais medidas a serem adotadas para prevenir essas condições, entretanto algumas estratégias nutricionais podem ser adotadas para prevenir a sarcopenia, como o uso do HMB, que é metabólito da leucina capaz de reduzir a degradação proteica e estimular a hipertrofia. O BCAA, composto formado por três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) é outro suplemento que pode ser utilizado, uma vez que esses aminoácidos se doam como energia evitando o catabolismo muscular. Os hiperproteicos, blends compostos por proteínas e lenta, média e rápida absorção também podem ser utilizados. Além da sua praticidade, o seu consumo garante que os aminoácidos fiquem na corrente sanguínea e assim não ocorra o catabolismo muscular.Lembramos que o nutricionista é o profissional qualificado para analisar as necessidades individuais e ofertar esses suplementos de maneira adequada.

Este texto foi escrito por Glenda Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Roque Lázaro da Silva Andrade 5 de novembro de 2017 at 14:41

Ok Grendha Obrigado pelas orientações e também agradeço pelas dicas do atendente e vendedor Gabriel da CNC Shopping da Bahia que me indicou o HMB e o BCAA pré-treino Gostei dos resultados só que não estou dando muitas notícias sobre os meus treinos porque eu falto muito devido o meu serviço de vigilante é bombeiro civil Recebo mensagem mensagens deles o nutricionista da loja e do Gabriel sempre sempre perguntando como estou indo nos meus treinos e a suplementação Desde já obrigado forte abraço

Responder
Glenda Oliveira 4 de dezembro de 2017 at 13:51

Olá Roque!
A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece muito pelo seu feedback. Apesar de não conseguir ir com tanta frequência aos seus treinos, o senhor reconhece a importância e se esforça em ir de acordo com a sua disponibilidade. Muito bom saber que está gostando dos resultados dos suplementos, precisando de maiores esclarecimentos, estamos a disposição.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.