Sarcopenia

A sarcopenia é definida pelo declínio da massa muscular relacionado a idade com perda de função e força. Esse declínio ocorre devido a redução da quantidade das fibras musculares tipo I (contração lenta) e tipo II (contração rápida) preferencialmente. A sarcopenia está relacionada à incapacidade física, morbidade e mortalidade, além de ser um forte preditor de quedas. Também está associada com aumento do risco de doenças cardíacas, hipertensão e diabetes tipo II.

Essa condição também pode estar associada a obesidade, sendo conhecida como obesidade sarcopênica e representa um importante problema de saúde pública, pois decorre da adição de duas epidemias que tem aumentado substancialmente em todo o mundo e está relacionada a piores condições cardiometabólicas e funcionais.

Entre 20 e 60 anos de idade o tecido muscular esquelético diminui cerca de 40%, sendo que depois dos 30, a massa muscular reduz cerca de 3 a 8% por década e acelera ainda mais após a idade de 60 anos. Além dos fatores fisiológicos, as mudanças nos padrões do estilo de vida, principalmente alimentação inadequada e inatividade física são alguns dos fatores apontados como relacionados a essa condição.

Uma dieta balanceada e a prática de atividade física são as principais medidas a serem adotadas para prevenir essas condições, entretanto algumas estratégias nutricionais podem ser adotadas para prevenir a sarcopenia, como o uso do HMB, que é metabólito da leucina capaz de reduzir a degradação proteica e estimular a hipertrofia. O BCAA, composto formado por três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) é outro suplemento que pode ser utilizado, uma vez que esses aminoácidos se doam como energia evitando o catabolismo muscular. Os hiperproteicos, blends compostos por proteínas e lenta, média e rápida absorção também podem ser utilizados. Além da sua praticidade, o seu consumo garante que os aminoácidos fiquem na corrente sanguínea e assim não ocorra o catabolismo muscular.Lembramos que o nutricionista é o profissional qualificado para analisar as necessidades individuais e ofertar esses suplementos de maneira adequada.

Este texto foi escrito por Glenda Oliveira, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail: nutricao@sncsalvador.com.br. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Sarcopenia”