Sem categoria

Própolis

Própolis é uma mistura complexa produzida pelas abelhas, a partir de substâncias coletadas em diferentes partes das plantas, como brotos, cascas e botões florais. Tem sido utilizada há séculos na medicina popular devido as suas propriedades terapêuticas antibacteriana, antifúngica, antiviral, anti-inflamatória, hepatoprotetora, antioxidante, antitumoral e imunomoduladora.

Essas características são conferidas pelas substâncias químicas presentes na própolis. De forma que a composição química é bastante variada, estando relacionada com a flora de cada região visitada pelas abelhas. Além disso, a coloração é dependente de sua procedência e pode variar do marrom escuro passando a uma tonalidade esverdeada, ademais, possui odor característico que se diversifica dependendo da origem.

A atuação antimicrobiana da própolis é amplamente investigada, existem alguns trabalhos que avaliam essa propriedade, demostram boa atividade microbiana contra H. influenzae, S. pneumoniae e M. catarrhalis. Outra função com destaque é a ação anti-inflamatória, devido à presença de flavonoides que inibem algumas enzimas e substâncias inflamatórias. Os flavonoides também são relatados como os mais abundantes e efetivos antioxidantes na própolis, consequência da capacidade de ser anti-radicais livres.

Além dessas atividades, também atua como agente cicatrizante. Em um estudo que comparou a propriedade cicatrizante de um creme de própolis com medicamento para essa finalidade, foi demonstrada que os ferimentos tratados com própolis apresentaram menor inflamação e mais rápida cicatrização do que aqueles tratados com o medicamento. Outra propriedade é a capacidade imunomoduladora, ativa e aumenta a ação das células de defesa, além de estimular a produção de anticorpos.

Vale ressaltar que para maiores informações, cuidado com a dosagem, estratégias interessantes para o uso, contraindicações e efeitos adversos deve-se sempre buscar a orientação de um profissional nutricionista.

 

Este texto foi escrito por Ingrid Santana, integrante da equipe de nutrição da SNC-Salvador, baseado em artigos científicos.

Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.