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Jejum Intermitente

O jejum intermitente é um padrão alimentar atualmente muito utilizado por pessoas que buscam emagrecimento, considerado a mais nova dieta da moda. Essa prática alterna entre um período prolongado de jejum e um período de alimentação, também chamado de  janela de alimentação, existem vários protocolos, dentre eles o mais comum sugere um período de jejum de 16 horas (incluindo as horas de sono), alternado de um período de alimentação de 8 horas. Mas existem outras variações e protocolos que podem ser individualizados no momento da escolha.

Esse padrão alimentar objetiva aumentar a mobilização e oxidação de gordura sem ocasionar perdas significativas de massa muscular. A fonte de inspiração dessa estratégia alimentar é remota ao estilo de vida paleolítico pré histórico, em que os homens viviam da caça e não tinha acesso a alimentos o tempo todo, sendo assim, essa prática é considerada bastante natural e aplicável, passando por adaptações individuais e particulares de acordo com o individuo que conseguir aderir a esta estratégia, evidentemente.

Já existem inúmeros estudos científicos que demonstram e comprovam a eficácia do jejum intermitente não só para o emagrecimento, mas também para outros paramentos que trazem benefícios à saúde, dentre eles: redução do LDL (lipoproteína de baixa densidade), aumento do HDL (lipoproteína de alta densidade), redução de triglicerídeos e do risco de doenças cardiovasculares, melhora da sensibilidade à insulina, aumento da expressão de genes relacionados a saciedade e ingestão alimentar, principalmente regulando grelina e leptina, aumenta a habilidade do corpo em priorizar oxidação de gordura como fonte de energia, além de reduzir o risco de síndrome metabólica, dentre outros.

É importante destacar que tal estratégia alimentar necessita de um acompanhamento nutricional para que se tenha benefícios promotores, ainda mais no que diz respeito ao período de alimentação, porque existem alimentos proibidos e  permitidos,  uma escolha inadequada pode pôr em risco todo o resultado esperado. Além do mais, quando não bem orientada pode trazer problemas assim como outras estratégias alimentares de restrição.

Este texto foi escrito por Jannine Dantas, baseado em artigos científicos. Todo material utilizado pode ser disponibilizado quando requerido. Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. Acompanhe-nos nas redes sociais e não perca nenhuma notícia e/ou promoção (busque por sncsalvador).

2 comentário

Fabiola Lima 11 de dezembro de 2017 at 16:42

Olá Boa tarde
Se possível tenho interesse no material
Agradeço

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Jannine Dantas 15 de dezembro de 2017 at 12:37

Olá, Fabiola!

Enviaremos-lhe um e-mail com os materiais utilizados na elaboração do texto. Estamos disponíveis para maiores esclarecimentos.

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